César Lattes: injustiçado no Nobel, brasileiro batiza plataforma pioneira na ciência
Físico nasceu há 100 anos
Foto: Reprodução/Agência Brasil/Centro Brasileiro de Pesquisas
100 anos
César Lattes nasceu em 11 de julho de 1924, em Curitiba (PR) e morreu em 2005. Neste ano, o nascimento do físico completou 100 anos. Que tal relembrar sua história?
Foto: Estadão Conteúdo
Formado pela USP
Segundo informações da Agência Brasil, Lattes concluiu a graduação em Física quando tinha 19 anos com excelente média: 10 em tudo. Três anos depois, ele foi chamado para a Universidade de Bristol, no Reino Unido, onde trabalhou em um laboratório com calibração de novas emulsões nucleares.
Foto: Estadão Conteúdo
O que estudava?
Lattes estudou raios cósmicos desde os 20 anos de idade, durante a Segunda Guerra Mundial. Com suas pesquisas, proporcionou avanços na física nuclear. Sua principal descoberta foi o méson pi, uma partícula subatômica também conhecida como píon.
Foto: Mikołaj/ Unsplash
Por pouco
Seu empenho na área, que proporcionou descobertas científicas, o fez ser indicado ao Prêmio Nobel de Física em 1950. Quem ganhou o reconhecimento, no entanto, foi Cecil Powell, líder do grupo.
Foto: Alexander Mahmoud/Nobel Foundation
Injustiçado?
Por mais que tenha sido premiado por diversas outras iniciativas, o físico foi indicado sete vezes ao Nobel... E nunca foi consagrado com o prêmio.
Foto: Reprodução/The Nobel Prize
Ele é o Lattes do 'Lattes'
Foi por causa da mobilização de César Lattes na comunidade científica que o CNPq foi criado, em 1951. Em homenagem à sua trajetória, o conselho batizou o sistema de gestão de currículos com seu nome: Lattes.
Foto: Awebic
Acompanhe a Educar
Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução/iStock/PeopleImages