Especialista
Em entrevista ao Terra, o professor Hugo Almeida Rego, diretor do PB Colégio e Curso de Icaraí, explicou que a leitura é essencial para a redação em concursos de alto nível, como o Enem, UERJ, Fuvest, Unicamp, entre outros.
Foto: Foto:Istock
Motivos
“Essas avaliações exigem uma forte capacidade de interpretação dos enunciados. O Enem, em particular, é conhecido por seus textos extensos e comandos desafiadores. Manter uma prática constante de leitura não apenas melhora a compreensão dos textos, mas também contribui para o capital cultural necessário nas áreas de Linguagens, Humanas, Atualidades e Redação.”
Foto: Gettyimagens
Organização
Segundo especialistas, candidatos de concursos altamente competitivos -- como Medicina, ITA-IME, Direito, Psicologia, Engenharia da Computação, entre outros -- que, frequentemente, requerem várias tentativas, um período de descanso após os exames é aconselhado. Esse processo é de extrema importância para o foco nos estudos.
Foto: Gettyimagens
Livro físico ou digital?
Para a resolução de exercícios, recomenda-se iniciar com o livro físico devido à capacidade de o aluno marcar, grifar, sublinhar, questionar, e também pelo fato de possibilitar a experiência valiosa de errar, apagar, corrigir, refazer e acertar.
Foto: Gettyimagens
As obras
A seguir, confira a lista feita por Hugo Almeida Rego:
Foto: Gettyimagens
1ª
'Sapiens - Uma Breve História da Humanidade', de Yuval Harari.
Foto: Divulgação
2ª
'Dom Casmurro', de Machado de Assis.
Foto: Wikimedia Commons
3ª
'Quincas Borba', de Machado de Assis.
Foto: Wikimedia Commons
4ª
'Angústia', de Graciliano Ramos.
Foto: Wikimedia Commons
5ª
'Prosas seguidas de odes mínimas', de José Paulo Paes.
Foto: Divulgação
6ª
'Olhos d’água', de Conceição Evaristo.
Foto: Divulgação
Acompanhe a Educar
Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.
Foto: Foto:Istock