Estresse pode prejudicar
Está chegando! As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerão em menos de 15 dias, e é natural que a ansiedade tome conta dos estudantes. A professora Elisângela Ribeiro, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, dá dicas do que os candidatos podem fazer para evitar o estresse nessa reta final.
Foto: Imagem ilustrativa/Freepik
Cronograma realista
Adapte o cronograma de estudos que leve em conta o tempo que resta até as provas. Evite a sobrecarga, estabeleça metas diárias alcançáveis e reserve tempo para revisões. Isso pode ajudar a reduzir a sensação de urgência e ansiedade.
Foto: Freepik
Cuide de si mesmo
Autocuidado é importante, então, foque em dormir bem, fazer exercícios, manter uma alimentação saudável e ter momentos de lazer. O sono é especialmente importante para consolidar a memória e o desempenho cognitivo.
Foto: Gorodenkoff / Adobe Stock
Gerencie seu tempo
Adote técnicas de gerenciamento do tempo para potencializar seus estudos. A professora Elisângela Ribeiro recomenda o Pomodoro, que consiste em intervalos a cada bloco de estudo. Por exemplo, a cada 30 minutos de estudo direto, 10 minutos de descanso.
Foto: Imagem ilustrativa/Freepik
Não se compare
Comparar o seu progresso com o de outros estudantes é puro estresse e ansiedade desnecessários. Afinal, cada pessoa tem seu próprio ritmo de aprendizado e estratégias diferentes de estudo. Foque no seu!
Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash
Pratique a meditação
Pode parecer 'good vibes', mas a meditação e a respiração profunda são técnicas que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Tire alguns minutos do seu dia, todos os dias, para dedicar atenção plena à sua respiração.
Foto: Daniel / Adobe Stock
Acompanhe a Educar
Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.
Foto: Imagem ilustrativa/Freepik