Fichamento: o que é e como usar o método para potencializar seus estudos

Técnica pode ser usada para vestibulares e concurso

Foto: Freepik

O que é?

O fichamento é o método de organizar, em uma ficha, conceitos e/ou fórmulas importantes de um determinado assunto que se está aprendendo. Durante uma revisão dos estudos, essas fichas vão ajudar a memória do estudante a acessar o conhecimento de forma mais fácil.

Foto: Freepik

Tipos

Thiago Braga, autor e professor de língua portuguesa e redação do Sistema de Ensino pH, explica que há vários tipos de fichamento. Mas nos estudos para o vestibular e concursos, o mais usado é o fichamento de resumo, que é aquele em que são destacados os pontos-chave de um conteúdo.

Foto: Freepik

Fichamento de resumo

Segundo o professor, esse método é muito eficiente: "Imagina um ano de estudo, e o aluno vem fichando o que está estudando mês a mês. Quando ele chega perto da prova, se ele fichou, ele já tem, em resumo, aquilo que precisa saber e revisar. No entanto, o fichamento tem que ser bem feito".

Foto: Unsplash

Dicas do mestre

  • Identificar as informações mais importantes da fonte de estudo (livros, apostilas, aulas);
  • Resumir ainda mais os dados que foram separados;
  • Destacar os pontos-chave em uma ficha.

Foto: Freepik

Organização

"O segundo ponto é que o fichamento depende muito de uma organização visual. Portanto, usar setas, tópicos, cores, letras maiores para destacar o nome do conceito, letras menores para destacar a explicação ou o resumo daquele conceito, por exemplo", orienta o professor.

Foto: Freepik

Comentários

A terceira dica é incluir um comentário pessoal na ficha. "Além do resumo, puxar uma seta com algum comentário que o aluno possa fazer daquela matéria, algum exemplo que o professor tenha dado em aula, algum comentário que facilite o estudo dele depois", destaca Thiago.

Foto: Freepik

Outras orientações

Para ter mais eficiência, se possível, utilize fichas para fazer os resumos. Também há ferramentas online que podem ser usadas. Organize as fichas por matéria, em uma pasta com separador, para facilitar na hora de encontrar para a revisão dos conteúdos.

Foto: Freepik

Ficha para tudo?

Thiago também diz que não é necessário fazer fichas para todos os conteúdos: "O ideal é que o estudante tenha fichamento daquilo que tem dificuldade e precisa lembrar. Ou daquele tema que é muito grande, complexo e precisa ser organizado, mesmo em matérias que ele domine".

Foto: Freepik

Acompanhe a Educar

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Freepik