Adiantamento escolar
Avançar crianças pelos anos do ciclo básico de educação é debate constante entre especialistas pedagógicos. A mestre em Educação, psicopedagoga e educadora parental Beatriz Macedo explica os sinais que indicam essa necessidade.
Foto: Jairo Bouer - Parceria
Cognição e emoções
Para Beatriz, o adiantamento passa pela avalição do desenvolvimento emocional dos alunos, uma vez que eles passam a ter contato com crianças mais velhas: "É outro espectro de convívio. Ela deve estar preparada para lidar com essas diferenças".
Foto: Freepik
Experimentação social
"Conteúdo acadêmico tem muito a ver com a experimentação, o aluno tem que ter acesso a outras bagagens de vida", explica a especialista, que reforça a necessidade do desenvolvimento socioemocional para o adiantamento escolar bem-sucedido.
Foto: Reprodução/Getty Images
Habilidades técnicas
Os pais devem avaliar, junto à equipe disciplinar, o desempenho dos alunos e comprovar sua eficiência. "A criança precisa dominar todas as disciplinas de maneira muito acima da média", explica.
Foto: Hannah Olinger/Unsplash
Superdotação
O caso de alunos superdotados também exige a avaliação de uma equipe multidisciplinar, afirma Beatriz. O laudo, por si só, não garante uma boa adaptação. "Geralmente, são crianças mais retraídas e, quando são colocadas em outro ciclo, podem se introverter".
Foto: GettyImages
Ambientação
Segundo a especialista, também é preciso se atentar com o ambiente ao qual o aluno será inserido. "São assuntos e interesses diferentes, além de diferenças físicas. Isso pode mexer com a autoestima dos mais jovens", diz.
Foto: Jairo Bouer - Parceria
Riscos no adiantamento
Todo o processo exige cuidado dos pais e educadores, diz Beatriz. Algumas crianças que apresentam desenvolvimento para além do ciclo atual podem ser prejudicadas em outros períodos, como não dar conta do currículo para o qual foram avançadas.
Foto: Fundação Telefônica Vivo
Acompanhe a Educar 🌎
Diariamente a vertical de educação traz conteúdos para te manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.
Foto: GettyImages