O que diz o livro que Lucas Lima leu antes de se separar de Sandy?

Obra de Tolstói é apontada como 'pivô' da separação

Foto: Reprodução

Separação

Os fãs do de Sandy e Lucas Lima ficaram surpresos com o fim do casamento de 15 anos dos artistas, anunciado na segunda-feira, 25. Desde então, começaram as especulações sobre o que teria motivado a separação e sobrou até para um ator russo. Entenda nos próximos cards!

Foto: Reprodução/ Instagram @sandyoficial

Rede Social

Jornalistas e fãs resgataram um post de Lucas Lima, feito em 5 de setembro, ou seja, 20 dias antes de anunciar a separação de Sandy, no qual ele dividia uma sugestão de leitura com os seus seguidores. O livro em questão era 'A Morte de Ivan Ilitch', de Liev Tolstoi.

Foto: Reprodução

'Chacoalhada legal'

"Russo não tem o menor jeitinho na hora de falar as coisas na lata, né? Texto muito direto, sólido, sem firula nem carinho. Verdade sem desvios. Baita reflexão sobre a vida, sobre escolhas e os porquês destas. Deu uma chacoalhada legal do Lucão", escreveu o músico.

Foto: Reprodução

Trecho destacado

Lucas também destacou um trecho da obra, sublinhado em amarelo, e compartilhou com os seguidores: "Talvez eu não tenha vivido como deveria," ocorreu-lhe de repente. "Mas, como, se eu sempre fiz o que devia fazer?".

Foto: Reprodução

Inspiração?

Após os resgate do post, muitos fãs acharam o 'timing' suspeito. "Agora faz sentido a frase destacada", escreveu um internauta. Teria a obra levado Lucas Lima a refletir sobre as suas próprias escolhas?

Foto: Reprodução

O que diz o livro?

'A Morte de Ivan Ilitch' foi publicada em 1886 pelo autor russo Liev Tolstói. A novela traz a história de Ivan Ilitch, um juiz que tem a sua confortável vida abalada após descobrir uma doença grave, o que o leva a refletir sobre o sentido de sua vida.

Foto: Reprodução

Coincidências?

Lucas Lima e Sandy estavam juntos há 24 anos, sendo 15 anos oficialmente casados. Coincidentemente, Tolstói estava casado havia 24 anos quando escreveu o livro. O ambiente conjugal, no entanto, passava por uma crise.

Foto: Getty Images

Crise conjugal

Segundo o tradutor Rubens Figueiredo, “o ambiente conjugal e familiar de Tolstói já adquirira o caráter conflituoso que, com altos e baixos, iria perdurar até o fim de sua vida, em 1910″. Tolstói também teria chegado a pensar em sair de casa.

Foto: Getty Images

Dúvidas...

O quanto a experiência narrativa provocada pela obra influenciou Lucas é algo que apenas o músico pode dizer. No entanto, não é novidade que a arte pode provocar experiências profundas e arrebatadoras.

Foto: Reprodução/ Instagram @sandyoficial

Acompanhe a Educar 🌎

Na vertical de educação e carreira do Terra, você se mantém atualizado de forma descomplicada.

Foto: Reprodução