Onde estudaram alguns dos líderes do G20?

Encontro de chefes de estado mundiais acontece no Rio de Janeiro

Foto: X @EmbaixadaChina

G20

O Grupo dos 20 é formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia. Foi criado em 1999 para favorecer a negociação internacional e o diálogo ampliado. Confira onde alguns dos principais líderes do bloco estudaram.

Foto: Instagram @g20org

Cyril Ramaphosa

Político, empresário, ativista e ex-líder sindical, é o atual presidente da África do Sul. Ele começou os estudos de Direito na Universidade do Norte, em Limpopo, em 1972.

Foto: Instagram @cyrilramaphosafoundation

Universidade do Norte

Apelidada de 'Turfloop', foi criada em 1959 sob a política do regime do apartheid de instituições separadas por etnias.

Foto: X @ULvarsity

Javier Milei

Economista, político e professor argentino, é atualmente o presidente da Argentina desde 2023 e é formado em Economia pela Universidade de Belgrano.

Foto: Reuters

Universidade de Belgrano

A instituição de ensino superior privada está localizada em Buenos Aires, capital da Argentina, e foi fundada em 1964. Possui mais de dez mil estudantes.

Foto: Instagram @universidadbelgrano

Justin Trudeau

O 23º primeiro-ministro do Canadá, no cargo desde 2015, formou-se em Literatura na Universidade McGill, em 1994, e em Educação na Universidade da Colúmbia Britânica, em 1998.

Foto: Instagram @justinpjtrudeau

Universidade McGill

Localizada em Montreal, na província de Quebec, foi classificada em 1º lugar no Canadá de acordo com o ranking "Maclean's University Ranking".

Foto: Instagram @mcgillu

Universidade da Colúmbia Britânica

Universidade pública localizada na província da Colúmbia Britânica, foi fundada em 1908, e é a instituição de ensino superior mais antiga da província, com 59.659 estudantes.

Foto: Instagram @universityofbc

Claudia Sheinbaum

Presidente mexicana estudou física na Universidade Nacional Autônoma do México e também é Ph.D. em engenharia de energia.

Foto: Instagram @claudia_shein

Universidade Nacional Autônoma do México

Fundada em 1910, é considerada berço do movimento estudantil de 1968 no México, que iniciou a jornada do país rumo à democracia.

Foto: Instagram @unam_mx

Xi Jinping

O secretário-geral do Partido Comunista Chinês (PCC) e presidente da Comissão Militar Central (CMC) é o presidente da China desde 2013. Ele cursou engenharia química na Universidade Tsinghua.

Foto: X @EmbaixadaChina

Universidade Tsinghua

Localizada no noroeste de Pequim, possui 21 escolas e 59 departamentos, com faculdades de ciências, engenharia, humanidades, direito, medicina, história, filosofia, economia, gestão, educação e arte.

Foto: Instagram @tsinghua_uni

Joe Biden

Atual presidente dos Estados Unidos estudou na Universidade de Delaware, onde obteve diplomas em História e Ciência Política. Depois, cursou Direito na Universidade de Syracuse.

Foto: Instagram @joebiden

Universidade de Delaware

Fundada em 1743, universidade pública é a maior do estado norte-americano de Delaware.

Foto: Instagram @udelaware

Universidade de Syracuse

Universidade privada em Syracuse (Nova York) foi fundada em 1870 com raízes na Igreja Metodista Episcopal.

Foto: Instagram @syracuseu

Acompanhe a Educar

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: HÉLVIO ROMERO