Brasil no ranking global de alfabetização

A última edição da avaliação 'Progress in International Reading Literacy Study' (Pirls), realizada em 2021, mostra desafios do Brasil

Foto: Getty Images

Desempenho baixo

Na comparação com os 43 países que realizaram os testes no 4° ano do ensino fundamental, o Brasil teve média de 419 pontos (entre zero e mil), pouco acima da pontuação mais baixa da escala.

Foto: Getty Images

Comparação

O Brasil ficou atrás de países como Usbequistão e Azerbaijão e estatisticamente empatado com Irã, Kosovo e Omã.

Foto: Getty Images

O que é avaliado?

A avaliação mede as habilidades de leitura dos estudantes, revelando a capacidade de localizar informações, interpretar, articular ideias e analisar de forma crítica o conteúdo do texto.

Foto: Getty Images

Quem faz?

A avaliação é organizada pela IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement), cooperativa internacional de instituições de pesquisa, acadêmicos e analistas. O Brasil participou pela 1ª vez.

Foto: Ângelo Miguel/MEC

Desigualdade

No estudo, crianças de nível socioeconômico mais alto tiveram média de 546 pontos, enquanto as de nível mais baixo pontuaram 390 no Brasil.

Foto: Estadão Conteúdo

Percentual

Enquanto 38,4% dos alunos não chegaram sequer ao patamar básico da escala (400 pontos), apenas 2,1% alcançaram notas compatíveis com o avançado (acima de 625).

Foto: Estadão Conteúdo

Acompanhe a Educar 🌎

Na vertical de educação e carreira do Terra, você se mantém atualizado de forma descomplicada.

Foto: Reprodução