Dados da PNAD
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) em junho, aponta que 9,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais não sabiam ler e escrever no País em 2022. Veja os estados com menor índice.
Foto: Estadão Conteúdo
Distrito Federal
A região central do Brasil ostenta um título significativo: é a unidade da federação com menor índice de analfabetismo: 1,9%.
Foto: betonociti via Getty Images
Rio de Janeiro
O estado do Sudeste se destaca entre seus vizinhos de região quando se trata de educação. Segundo a PNAD, o índice de analfabetos lá é 2,1%.
Foto: Antonello via Getty Images
Santa Catarina (2,2%)
Já no Sul do Brasil, Santa Catarina o terceiro estado com menor índice de analfabetismo entre pessoas acima de 15 anos: 2,2%.
Foto: Kleber Seidel via Getty Images
São Paulo
O mesmo percentual válido para Santa Catarina é observado em São Paulo: 2,2% da população acima de 15 anos não sabe ler ou escrever.
Foto: Priscila Zambotto via Getty Images
Rio Grande do Sul
O Sul predomina entre aqueles com os menores índices de analfabetismo. No extremo do Brasil, o Rio Grande do Sul tem apenas 2,5% de população analfabeta.
Foto: Paulo Hoeper via Getty Images
Roraima
Destaque positivo para o Norte do País. O estado de Roraima figura como um dos que apresentam menor índice de analfabetismo: 3,9%.
Foto: Tiago Orihuela via Getty Images
Paraná
Paraná assegura unanimidade dos índices de alfabetização na região sul. No estado sulista, 3,9% da população acima de 15 anos não sabe ler ou escrever.
Foto: Markus Daniel via Getty Images
Acompanhe na Educar
Diariamente a vertical de educação traz conteúdos para te manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.
Foto: Foto:Istock