Top 10

Instituições brasileiras com melhor desempenho 20ª edição do QS World University Ranking.

Foto: Foto:Istock

O que é o ranking?

O QS World University Ranking, classifica anualmente, as 100 melhores universidades do mundo. Na avaliação, são adotados os seguintes critérios: reputação acadêmica, empregabilidade, proporção docente por aluno aluno, produção científica e proporção de alunos estrangeiros.

Foto: Foto:Istock

Novidades na avaliação

Na avaliação de 2024, além dos critérios adotados nos anos anteriores, o ranking também passou a considerar novos quesitos: práticas de sustentabilidade, posicionamento no mercado de trabalho e relações internacionais na área de pesquisa.

Foto: Foto:Istock

1º Universidade do Estado de São Paulo (USP)

Em 85ª lugar, a USP entrou pela primeira vez na lista das 100 melhores instituições de ensino do mundo, ultrapassando a Universidade de Buenos Aires e ficando entre as melhores da América Latina. Nesta edição, a universidade se destacou pelo volume de produção científica e pela qualidade do ensino.

Foto: Foto:Istock

2º Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Em 220ª lugar, a UNICAMP, que é uma das principais instituições de ensino superior do Brasil, se destaca pela qualidade no ensino e pelos programas de pesquisa e extensão. A universidade possui um modelo de ensino integrado que proporciona aos alunos uma experiência que alia teoria e prática.

Foto: Foto:Istock

3º Universidade Federal Do Rio de Janeiro (UFRJ)

Em 371º, a UFRJ é considerada hoje uma das maiores universidades federais do Brasil. Oferecendo 194 cursos de graduação, 117 programas de mestrado, 91 programas de doutorado, 162 projetos de extensão e 392 cursos de pós-graduação la

Foto: Istock

4ª Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Em 419ª lugar, a Unesp, que é uma das universidades mais prestigiadas do Brasil, se destaca por sua abrangência regional, permitindo o acesso à educação superior em diferentes localidades do estado de São Paulo.

Foto: Foto:Istock

5ª Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Na 595ª posição, está a tradicional Universidade Católica do Rio de Janeiro. A PUC Rio se destaca pelo corpo docente qualificado e pela quantidade de projetos científicos que buscam contribuir para soluções inovadoras.

Foto: Foto:Istock

6ºUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Entre 691ª e 700ª posição, a UFMG, instituição mais antiga do estado de Minas Gerais e conhecida nacionalmente por sua produção científica e tecnológica, se destaca pela sua missão e compromissos com interesses sociais.

Foto: Foto: Istock

7º Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS)

Entre 691ª a 700ª posição, está a UFRGS, uma instituição gaúcha localizada em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. A universidade se destaca pelo serviço que presta à sociedade e pelo comprometimento com o futuro e com a consciência crítica dos estudantes.

Foto: Foto:Istock

8ºUniversidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Entre 731ª a 740ª posição, a Unifesp, que é referência nacional, se destaca pela responsabilidade na formação e pelo desenvolvimento da pesquisa científica em Ciências Biológicas, Exatas e da Terra, da Saúde, Humanas, Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes.

Foto: biblioteca - banco de imagens

9º Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Entre 801ª a 850ª posição, a UFSC carrega consigo 60 anos de tradição e qualidade de ensino na região sul do país. A universidade se destaca pelo seu desenvolvimento em projetos voltados às comunidades interna e externa.

Foto: Istock

10º Universidade de Brasília (UnB)

Entre 801ª a 850ª posição, a UNB tem como objetivo principal a missão de produzir, integrar e divulgar conhecimentos sociais e competências na região central do Brasil. A universidade se destaca pela qualidade no ensino e diversidade de projetos.

Foto: Istock

Acompanhe a Educar 🌎

Na vertical de educação e carreira do Terra, você se mantém atualizado de forma descomplicada.

Foto: Foto:Istock