Quais são as linhas pedagógicas de ensino disponíveis no Brasil?

Tradicional, construtivista, socioconstrutivista, progressista-humanista e mais

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Abordagens de ensino

Linhas pedagógicas são modelos que guiam o processo de ensino e aprendizagem de uma escola. Essas linhas servem de base para a criação dos planos de aula, definição dos métodos de avaliação e dos currículos de cada série.

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Tradicional

Com foco principal na transmissão de conteúdo, essa linha busca principalmente preparar o aluno para o vestibular ao final do Ensino Médio. Ainda hoje é a mais popular nas escolas brasileiras.

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Comportamentalista

Tem como objetivo que os alunos adquiram comportamentos desejados, moldados de acordo com necessidades sociais determinadas. O professor é o responsável por transmitir conhecimento e controlar o tempo e as respostas dos estudantes.

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Construtivista

Neste caso, o professor age como mediador do conhecimento, e os alunos são incentivados a formular hipóteses e resolver problemas para adquirir novas informações. Este modelo foi criado pelo filósofo Jean Piaget durante o século 20.

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Socioconstrutivista

As escolas sócio-construtivistas buscam criar um ambiente estimulante e criativo, para que os jovens e crianças possam desenvolver sua própria linha de raciocínio, desvendando e explicando os acontecimentos do mundo.

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Progressista-humanista

Foca na aprendizagem a partir de um ponto de vista do desenvolvimento da pessoa humana. Nesta modalidade de proposta pedagógica, o aluno tem liberdade para escolher quais atividades deseja realizar de acordo com as necessidades e interesses individuais e do grupo.

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Democrática

Dentro da pedagogia democrática há uma grande valorização dos conceitos de liberdade e igualdade. Sendo assim, não há relações de autoridade entre aluno e professor. Além disso, as crianças e os adolescentes podem escolher a forma como desejam aprender.

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Waldorf

O método Waldorf trabalha o desenvolvimento do estudante de forma integral. Isso significa que os currículos são flexíveis e trazem muitos conteúdos ligados às artes, à filosofia e à expressão corporal, além dos componentes tradicionais (matemática, português, história, geografia etc).

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Montessoriana

Propõe que os alunos se descubram e aprendam por meio da experiência prática e da observação, respeitando sempre o ritmo de cada um. Assim, o educador tem o papel de guiar, orientar e propor atividades motoras e sensoriais, removendo obstáculos ao aprendizado.

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Freinet

Prioriza o trabalho de campo para, depois, escrever a teoria. O pedagogo criou a linha ao lidar com crianças moradoras de rua que tinham seus estudos divulgados para a população local.

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Pikler

A abordagem Pikler representa um conjunto de ideias profundamente focadas na educação de bebês com até três anos de idade. Seu propósito é nutrir o desenvolvimento infantil por intermédio de atividades que promovem a independência do bebê, fomentando um movimento livre e autônomo.

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Freiriana

De acordo com ela, os conhecimentos prévios dos estudantes (baseados em experiências de vida, auto aprendizagem etc.) precisam ser valorizados pelo corpo docente. Afinal, essa é uma forma de respeitar a individualidade dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de autonomia e senso crítico.

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