Similares, mas nem tanto
Quando estamos escolhendo uma instituição para a graduação é comum acharmos que ambas as instituições são consideradas sinônimos. No entanto, as atribuições são diferentes e as metodologias também podem ser distintas.
Foto: Estadão Conteúdo
Diferenças
Embora ambas sejam colocadas no mesmo patamar, basicamente, as diferenças estão entre as atividades propostas na graduação, os cursos oferecidos, focos em áreas específicas e pesquisas.
Foto: Estadão Conteúdo
Faculdade
De acordo com o Educa Mais Brasil, geralmente, as faculdades são instituições especializadas, que oferecem atividades de pesquisa e extensão em uma área específica, como Administração, Saúde ou Comunicação.
Foto: Unsplash
Corpo docente
O corpo docente é diferente também, pois os professores devem ter, no mínimo, uma pós-graduação na área. Além disso, para ter o curso superior, é necessária a autorização do MEC, e por isso, não tem autonomia para criar do zero um programa de ensino.
Foto: Freepik
Universidade
Diferente da faculdade, a universidade oferece atividades de ensino, pesquisa e extensão, obrigatoriamente as áreas de exatas, humanas e biológicas. Já o corpo docente é formado por professores que tenham concluído o mestrado ou doutorado.
Foto: Estadão Conteúdo
Mais autonomia
Na instituição, há autonomia para criar cursos superiores sem autorização do MEC. No caso das federais, elas somente são criadas com aprovação do Congresso Nacional, por meio de uma lei. As particulares podem ser criadas a partir de um centro universitário, por exemplo.
Foto: Pexels | Banco gratuito de imagens
Acompanhe a Educar
Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.
Foto: Pexels | Banco gratuito de imagens