Eleita
A historiadora e antropóloga Lilia Katri Moritz Schwarcz foi eleita nesta quinta-feira, 7, para ocupar a 9ª cadeira da Academia Brasileira de Letras (ABL).
Foto: TV Cultura
Concorrentes no pleito
Eleita com 24 votos, a historiadora concorreu ao posto de imortal da ABL com o diplomata e escritor Edgard Telles Ribeiro, a escritora Chirles Oliveira Santos, o ex-senador Ney Suassuna e Antônio Hélio da Silva.
Foto:
Contribuição
Sucessora do diplomata Alberto da Costa e Silva, falecido em novembro de 2023, Lilia é conhecida pelas suas contribuições à historiografia e antropologia brasileiras.
Foto:
Formação
Com doutorado em antropologia social, Lilia é professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, professora visitante n Universidade de Princeton, nos EUA.
Foto:
Autora de livros
Escritora premiada, ela já publicou mais de 30 livros, entre eles 'Bailarina da morte: a gripe espanhola de 1918', 'Dicionário da escravidão' e 'Brasil: uma biografia'.
Foto:
Participação feminina na ABL
Lilia será a quinta mulher da atual composição da ABL-- instituição cultural fundada em 1897, no Rio de Janeiro.
Foto:
ABL
A ABL é composta por 40 membros efetivos e perpétuos e 20 sócios correspondentes estrangeiros.
Foto:
Acompanhe a Educar 📚
Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação