Machado de Assis
Fundador da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis é um dos maiores nomes da literatura brasileira. Entre seus livros, estão: Dom Casmurro, Quincas Borba e Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Foto: Divulgação/Faculdade Zumbi dos Palmares
Clarice Lispector
Nascida na Ucrânia, Clarice foi uma das principais escritoras do Modernismo no Brasil. Suas principais obras são Laços de Família, A Paixão segundo G.H. e A Hora da Estrela.
Foto: Divulgação/Rocco
Guimarães Rosa
Com a obra marcada por neologismos, Guimarães Rosa foi um dos maiores escritores do país. Ele escreveu clássicos como Sagarana e Grande Sertão: Veredas.
Foto: Arquivo/Secretaria de Educação e Cultura de Goiás
Carlos Drummond de Andrade
Outro nome que marcou a cultura e a literatura do Brasil, Drummond escreveu diversos livros de poesias, como Sentimento do Mundo e Claro Enigma.
Foto: Reprodução/Site Espalhe Drummond
Mário de Andrade
Um dos principais nomes da Semana de Arte Moderna de 1922, Mário de Andrade marcou a literatura brasileira com obras como Macunaíma e Verbo Intransitivo.
Foto: Reprodução/Sesc SP
Graciliano Ramos
Mais um nome que não poderia faltar nesta lista é Graciliano Ramos, que escreveu o clássico Vidas Secas, que retrata a difícil vida de uma família do sertão.
Foto: Reprodução/Arquivo Público do Estado de São Paulo
Carolina Maria de Jesus
Filha de um casal analfabeto, Carolina Maria de Jesus era catadora de papel e morava na favela do Canindé, em São Paulo. Sua obra mais famosa é Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada.
Foto: Audálio Dantas
Jorge Amado
Jorge Amado escreveu diversas obras famosas, como Capitães de Areia. Alguns de seus livros foram transformados em obras audiovisuais, como Gabriela, Cravo e Canela e Dona Flor e Seus Dois Maridos.
Foto: Reprodução/Companhia das Letras
Acompanhe o Terra!
Arraste para cima e acompanhe as novidades sobre educação.
Foto: Reprodução/Amazon