Adeus a Rita Lee
A rainha do rock brasileiro morreu nesta segunda-feira, 8, aos 75 anos, na casa onde morava em São Paulo. Rita Lee tratava um câncer no pulmão desde 2021.
Foto: Estadão Conteúdo
Irreverente desde nova
A irreverência de Rita Lee é notada desde nova. Suas aventuras na escola entregam, como o período em que estudou no Liceu Pasteur, na Vila Mariana, em São Paulo, nos anos 1950/1960.
Foto: arquivo pessoal
Educação era preocupação
Sua educação e das duas irmãs era uma preocupação de seu pai. "Para as filhas, nem pensar no colégio de freiras. Entre a escola italiana Dante Alighieri e a americana Graduada, Charles, pai da artista, escolheu a francesa Liceu Pasteur", diz trecho de sua biografia.
Foto: Reprodução/ Instagram @ritalee_oficial
Não poupava nada
Rita Lee até faz uma comparação para dimensionar a importância do tema: "Meu pai podia economizar na carne moída em vez de filé-mignon, mas em matéria de educação não poupava tostão".
Foto: Reprodução/ Instagram @ritalee_oficial
Dedicada e estudiosa
Sua destreza intelectual já se manifestava nos tempos de escola. A mais baixinha da turma, ela contava que sempre foi a primeira da classe, era autodidata e lia e escrevia desde os 3 anos.
Foto: Reprodução/ Instagram @ritalee_oficial
Autodidata
"Prestando atenção nas aulas e anotando tudo na taquigrafia que só ela entendia. Não precisava estudar para provas e exames, chegava em casa e em cinco minutos se livrava do dever e mergulhava de cabeça no mundo das celebridades planetárias", lembrou ela.
Foto: Reprodução/ Instagram @ritalee_oficial
Poliglota
O peso dos estudos se refletia também na bagagem cultural da artista. Rita Lee era fluente em português, sua língua materna, e em outros quatro idiomas: inglês, francês, castelhano e italiano.
Foto: @ritalee_oficial_
Largou a faculdade
Depois do colegial, Rita Lee entrou para o curso de Comunicação Social na Universidade de São Paulo, em 1968. Ela e a atriz Regina Duarte foram colegas de turma. Assim como Regina, Rita abandonou o curso no ano seguinte.
Foto: Reprodução/ Instagram @ritalee_oficial
Colega de Regina Duarte
"Passei um ano bundando na USP, na base do 'assina a presença pra mim'", contou em sua biografia. Depois disso, decidiu abandonar o curso e se dedicar à música.
Foto: Estadão Conteúdo
Acompanhe no Terra
Diariamente o terra traz conteúdos para você se manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.
Foto: Estadão Conteúdo