Desterro de Entre Rios: por que moradores optam pelo voto em branco
Cidade teve maior taxa de votos em branco em 2018
Foto: Isabella Lima/Terra
Muitos votos em branco
A cidade de Desterro de Entre Rios teve maior percentual de votos em branco nas eleições presidenciais de 2018: 6,96% dos moradores apertaram a tecla "branco". (01/07)
Foto: Reuters
Baixa escolaridade
Moradores ouvidos pelo Terra têm uma explicação: a alta taxa de analfabetismo e baixa escolaridade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam essa percepção. (02/07)
Foto: Redação Terra
Cidade bolsonarista
Entre os que votam, a opção parece ser quase unanimidade: Jair Bolsonaro (PL). Quem o escolhe citou religião, bons costumes e ódio à esquerda como justificativa. (03/07)
Foto: Reuters
Votos pró-Lula
Apesar de muitos bolsonaristas, moradores das áreas mais pobres da cidade optam por Lula (PT). Para eles, a esperança é que o petista vença as eleições de 2 de outubro. (04/07)
Foto: Reuters
Descontentamento político
Mas há moradores de Desterro, inclusive comerciantes, que não querem nem Lula, nem Bolsonaro como vitoriosos. Para eles, nenhum dos dois prometeu o que cumpriu em seus mandatos. (05/07)
Foto: Isabella Lima/Terra
Influência política local
Mas um morador relatou que, por ter pouco conhecimento em política, pede orientação a políticos locais sobre quem votar. A informação foi confirmada pela prefeitura. (06/07)
Foto: Isabella Lima/Terra
Reportagem especial
Em uma visita a Desterro de Entre Rios, o Terra conversou com os eleitores da cidade mineira sobre suas expectativas para eleição deste ano. (07/07)
Foto: Isabella Lima/Terra