Ataque
A jornalista Vera Magalhães foi hostilizada pelo deputado estadual paulista Douglas Garcia (Republicanos), apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), durante o debate para o governo de São Paulo na noite desta terça-feira.
Foto: Estadão Conteúdo
Quem é
Douglas Garcia, de 28 anos, é deputado estadual e candidato a deputado federal. Ele marcou presença no debate como convidado de Tarcísio de Freitas, candidato do Republicanos ao governo de SP.
Foto: Redes sociais
Porão do Dops
Antes de ser eleito parlamentar, Douglas era conhecido como ativista da Direita São Paulo e ganhou repercussão ao criar o bloco de carnaval Porão do Dops, como era conhecido a prisão durante a ditadura militar.
Foto: Reprodução
'Ditadória'
Durante a pandemia de covid-19, o deputado foi contra medidas de isolamento propostas pelo governo estadual, então governado por João Doria, e atacou suas políticas apelidando-o de “ditadória”.
Foto: Alesp
Alvo de inquérito
Douglas é alvo do inquérito do Supremo Tribunal Federal que investiga ataques à Corte e demais instituições. A ação apura mira empresários, políticos e influenciadores com conexão com o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Foto: Alesp
Ação premeditada
Douglas Garcia já tinha a intenção de encontrar a jornalista Vera Magalhães no debate da TV Cultura. Antes de comparecer ao evento, o parlamentar publicou uma imagem no Twitter questionando: "Será que a Vera Magalhães vem hoje?".
Foto: Redes sociais
Resposta de vera
"Esse tipo de postura vinda de um parlamentar é inaceitável, intolerável na democracia. Não será um truculento, nem dois, que irão me intimidar a continuar fazendo meu trabalho", disse Vera, que registrou boletim de ocorrência de ameaça contra o deputado.
Foto: Reprodução
Pedido de cassação
Com a repercussão do caso, os deputados estaduais Emídio de Souza (PT-SP) e Paulo Fiorilo (PT-SP) protocolaram um pedido de cassação do mandato de Douglas Garcia na Alesp.
Foto: Alesp
Veto
Além disso, Tarcísio de Freitas vetou a participação do deputado em sua comitiva nos próximos debates e sabatinas de campanha.
Foto: Estadão Conteúdo
Desculpas só a Tarcísio
Douglas Garcia afirmou nesta quarta-feira, 14, que não se arrepende de sua atitude e acredita não dever desculpas à jornalista, mas, sim, ao candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas.
Foto: Reprodução
Outro ataque
Essa não foi a primeira vez que Vera foi alvo de ataques. No debate presidencial da Band, no mês passado, o presidente Jair Bolsonaro também discutiu com Vera. O chefe do Executivo falou que a jornalista era “uma vergonha para o jornalismo” depois que ela afirmou que o presidente espalhou desinformação sobre vacinação durante a pandemia.
Foto: Renato Pizzutto/Band
Eleições no Terra
Acompanhe as notícias sobre as eleições e demais assuntos que mexem com o País e o mundo no Terra!
Foto: Reuters