Embalsamento: saiba como é a técnica para preservar o corpo após a morte

Entenda como é feito o procedimento que ajuda a conservar o corpo

Foto: Unsplash

Adeus!

A morte do Rei Pelé, aos 82 anos, nesta quinta-feira, 29, comoveu fãs e famosos de todo o mundo. O velório do craque será na segunda-feira, 2, em Santos, no litoral de São Paulo. (01/08)

Foto: Reprodução

Funeral

Antes do velório, o corpo de Pelé será embalsamado. O procedimento é uma das técnicas possíveis de preservação corporal após a morte. (02/08)

Foto: Unsplash

Objetivo

O embalsamento é feito para impedir a decomposição do corpo. Ele é indicado quando o intervalo entre o óbito e o sepultamento são longos ou maiores do que 24 horas. (03/08)

Foto: Unsplash

Distância

A técnica também é usada quando há a necessidade de transportar os corpos para outras localidades, no País ou exterior, obedecendo aos regulamentos sanitários. (04/08)

Foto: Unsplash

Como é feito

Os fluidos corporais são retirados e substituídos por uma mistura que também inclui água e formol. O líquido tem ação conservante e bactericida, matando os microrganismos que causam a decomposição e previne o mau cheiro. (05/08)

Foto: Pixabay

Cuidado

Com a técnica, é possível conservar o corpo e prepará-lo para receber homenagens póstumas, mantendo a aparência mais natural do ente querido. (06/08)

Foto: Pixabay

Reconstrução

O procedimento também é indicado quando há deformações do corpo em decorrência de mortes violentas, queimaduras ou afogamentos. Ele ajuda a amenizar a dor das pessoas próximas. ao se despedirem. (07/08)

Foto: Unsplash

Acompanhe o Terra

Todos os dias a equipe Terra produz conteúdos para informar você sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Acompanhe o site e as redes sociais. (08/08)

Foto: Reprodução