Erosão costeira: veja em que pontos o avanço do mar ameaça cidades brasileiras

Foto: Reprodução

A Baía da Traição, no litoral norte da Paraíba, vem sofrendo os impactos do avanço das águas do Oceano Atlântico. E a prefeitura chegou a decretar emergência pública em novembro após a destruição de mais de 20 casas.

Foto: Reprodução

Com cerca de nove mil habitantes, majoritariamente indígenas, a Baía da Traição vem sofrendo com a erosão provocada pelo avanço do mar desde 2010. As projeções apontam que anualmente a cidade deve perder seis metros de faixa de areia e espaços urbanos.

Foto: Baía da Traição, na Paraíba, sofre com o avanço do mar - Rivaldo Segundo/Wikimedia Commons

Há ainda o temor de que o avanço permanente das águas oceânicas cheguem ao rio que é a mais importante fonte de água potável de Baía da Traição.

Foto: Matheus Jampa da Silva/Wikimedia Commons

Nas últimas décadas, várias praias do litoral brasileiro também têm sofrido com os danos causados pela erosão costeira. Em alguns casos, a ameaça é até mesmo de desaparecimento, como no caso de Baía de Traição.

Foto: Reproduçao de vídeo Prefeitura de Ilhéus

No dia 10 de janeiro de 2024, o município de Icapuí, no Ceará, foi cenário de uma violenta ressaca do mar na Praia da Peroba que causou imensa destruição.

Foto: Reproduçao de vídeo CETV

A TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, registrou o estrago causado em passarelas, cercas de contenção e dunas.

Foto: Reproduçao de vídeo CETV

A força da água arrastou sacos de areia e deixou estruturas ainda mais vulneráveis a novos episódios de avanço da maré.

Foto: Reproduçao de vídeo CETV

A prefeitura de Icapuí afirmou à época ter alocado mais de R$ 25 milhões em obras para conter as forças do mar revolto, como a construção de paredões de pedra.

Foto: Reproduçao de vídeo CETV

No dia 18 de janeiro, o poder municipal anunciou a construção de um espigão para frear o avanço do mar na Praia da Peroba.

Foto: Reproduçao de vídeo TV Verdes Mares

Olinda, em Pernambuco, é outra cidade que já recorreu à construção de espigões e quebra-mares para tentar controlar o avanço das águas. Mas estudos têm apontado efeito reverso, com piora da erosão nessas áreas.

Foto: Prefeitura de Caucaia/Divulgação

O Jornal O Povo, de Fortaleza, mostrou que Icapuí é apenas uma das cidades cearenses que enfrentam o problema da erosão costeira.

Foto: Reproduçao de vídeo G1

Daniel Rodrigues, professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Ceará, afirmou que o município de Caucaia tem registro do problema, assim como as praias de Jericoacoara e de Morro Branco, que são destinos turísticos importantes.

Foto: Reproduçao de vídeo G1

Áreas mais sujeitas à erosão costeira, com desequilíbrio na entrada e saída de sedimentos, podem ter o processo acelerado pela ocupação do solo próximo ao mar.

Foto: Reproduçao de vídeo G1

Levantamento do Instituto MapBiomas apontou que a área de praias, dunas e areais do Brasil recuou 15% entre 1985 e 2021.

Foto: Reproduçao de vídeo TV Verdes Mares

Pedro Walfir, professor da Universidade Federal da Bahia e membro da equipe de zona costeira do MapBioomas, declarou à Revista Veja que o avanço da infraestrutura urbana tem agravado o problema.

Foto: Reproduçao de vídeo Prefeitura de Ilhéus

“Estão construindo estradas e condomínios sobre dunas”, comentou o estudioso.

Foto: Reproduçao de vídeo TV Verdes Mares

O avanço da ocupação associado à elevação do nível do mar em decorrência do aquecimento global tem agravado o cenário.

Foto: Reproduçao de vídeo G1

A praia de Atafona, em São João da Barra, no Rio de Janeiro, registra um dos casos mais alarmantes da destruição causada pela erosão.

Foto: Reprodução de vídeo InterTV

O avanço do mar no balneário já chegou a mais de dez quarteirões e destruiu centenas de imóveis.

Foto: Divulgação/Câmara de São João da Barra

“É um fenômeno natural, mas que foi agravado pelo homem, sobretudo, a partir da década de 80", declarou o geólogo Eduardo Bulhões durante audiência na Câmara Municipal de São João da Barra.

Foto: Reprodução de vídeo InterTV

Em outubro de 2023, a prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia, decretou situação de emergência em áreas impactadas pela erosão costeira.

Foto: Reproduçao de vídeo Prefeitura de Ilhéus

Cenário de romances de Jorge Amado, além de filmes e novelas, a cidade baiana registra há décadas redução da faixa de areia e severas destruições provocadas pelo avanço do mar.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Ilhéus

O temor com os impactos da erosão fez a prefeitura de São Vicente, no litoral sul de São Paulo, isolar um trecho da orla em março de 2023 para estudos de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil.

Foto: Rubens Chiri/Assembleia Legislativa de São Paulo

Além de ameaçar belas paisagens brasileiras, a erosão coloca em risco atividades econômicas vinculadas ao turismo nessas praias.

Foto: Reproduçao de vídeo Prefeitura de Ilhéus

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução