Eurotúnel: Marco da engenharia ganhou status de maior túnel submerso do mundo

Foto: Billy69150/Wikimédia Commons

O canal da Mancha é um braço de mar que faz parte do Atlântico e separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França. No dia 29/3/1987, a então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher e o presidente da França, François Mitterrand, assinaram o acordo para construir o chamado Eurotúnel.

Foto: Billy69150/Wikimédia Commons

Os planos de uma conexão direta entre a Grã-Bretanha e o continente surgiram ainda no início do século XIX, mas as Guerras Napoleônicas (1803 a 1815) impediram que a ideia fosse adiante. Na foto, um novo projeto, idealizado em 1856.

Foto: Domínio Público/Wikimédia Commons

Logo após a Segunda Guerra Mundial, projetos inovadores disputaram a chance de elaborar um caminho que pudesse encurtar a viagem e a distância entre as pontas do Canal da Mancha. Algo que culminou no projeto Eurotúnel em maio de 1994.

Foto: Weyoune/Wikimédia Commons

Em dezembro de 1984, o consórcio franco-britânico 1984 Euro Route foi fundado. O projeto foi baseado em uma ligação ferroviária e rodoviária, seguindo o princípio “ponte-túnel-ponte” já proposto em 1960.

Foto: sylvainratton - Flickr

O grupo France Manche apresentou seu projeto: um túnel de 50 km, dos quais 37 km estão sob o mar. Construído somente para ferrovias, ele tinha dois túneis para tráfego e um central para ventilação, uma plataforma de embarque de veículos em plataformas específicas e trens de dois andares.

Foto: Flickr Langevin Jacques

Em 6 de maio de 1994, a 100 metros debaixo da água, a Rainha Elizabeth II e François Mitterrand inauguraram o Eurotúnel, um verdadeiro feito da tecnologia marítima e da diplomacia desde os tempos de Napoleão.

Foto: Thierry Dauwe/Wikimedia Commons

O canal da Mancha tem aproximadamente 563 km (350 milhas) de comprimento e sua parte mais larga é de 240 km (150 milhas). Seu ponto mais estreito (de Dover) tem apenas 33 km (20 milhas), de Dover até o cabo Gris Nez.

Foto: -Instagram @eurotunnel

Ele se tornou o maior túnel submerso do planeta na era moderna. Sendo um exemplo de como o avanço da engenharia pode expandir horizontes e contribuir para o desenvolvimento econômico da sociedade.

Foto: Divulgação

Para se ter uma ideia, 26% das mercadorias comercializadas entre o Reino Unido e a Europa Continental passam pelo Eurotúnel, o que representa um valor de 138 bilhões de euros por ano.

Foto: Divulgação

Antes de sua construção, para ir de Londres a Paris era preciso percorrer um trajeto de cerca de seis ou sete horas, por meio de trem e de balsa. Com o Eurotúnel, é possível fazer a mesma viagem em duas horas e meia – de trem.

Foto: Divulgação

Em seis anos de obras, o investimento chegou a 4,65 bilhões de libras (R$ 67,6 bilhões na cotação atual). As escavações, feitas com máquinas de alta tecnologia, empregaram 15 mil trabalhadores e levaram sete anos para serem concluídas.

Foto: Instagram @eurotunnel

Em 1990, um ato simbólico marcou o andamento das obras. Na metade do túnel, os mineiros Graham Fagg e Phillippe Cozzette trocaram as bandeiras dos seus países

Foto: Divulgação

Uma ponte–túnel também pode ser chamada de ligação fixa ou cruzamento fixo. Ela é uma conexão permanente e ininterrupta através de um corpo de água, por estrada ou caminho-de-ferro, que utiliza uma combinação de pontes, túneis e faixas de rodagem.

Foto: Nick-D/Wikimédia Commons

Para atravessar um corpo de água, a construção de um túnel é geralmente uma solução mais dispendiosa que a construção de uma ponte. No entanto, os requisitos poderão limitar o uso de pontes elevadas ou levadiças ao cruzar os canais de navegação, tornando necessário o uso de um túnel.

Foto: Divulgação

Conheça nas próximas imagens alguns dos Túneis Subaquáticos do mundo, que procuram desafogar o trânsito e trazer alternativas para a aproximação de duas cidades ou países.

Foto: Mariza Oliveira - Flickr

Além do Eurotúnel, outros túneis subaquáticos se espalharam pelo mundo. Um deles é a da baía de Jiaozhou, rodoviário submarino, localizado em Shandong, no leste da China. Fica na baía de Kiauchau, conectando o distrito de Huangdao com a cidade de Qingdao.

Foto: Youtube Canal Street Food Tour

O Túnel da baía de Jiaozhou tem 9,47 quilômetros de extensão, incluindo um trecho que se localiza abaixo do nível do mar. Começou a ser construído em 27 de dezembro de 2006 e foi aberto à comunidade em 1 de julho de 2011, dois meses depois do previsto.

Foto: Youtube Canal Street Food Tour

A Ligação Fixa do Estreito de Fehmarn, por sua vez, é um túnel projetado para a realização de uma ligação fixa da travessia do Estreito de Fehmarn, entre a Dinamarca e a Alemanha. Femern Bælt fica na parte ocidental do Mar Báltico que liga a Baía de Quiel e a Baía de Meclemburgo.

Foto: Youtube Canal @fireballenterprises00

A ligação marítima entre as duas ilhas é efetuada pela Scandlines, através dos portos de Puttgarden e de Rødby. Prevê-se que a partir 2029 a ilha dinamarquesa de Lolland e a ilha alemã de Fehmarn serão conectadas diretamente.

Foto: Bowzer/Wikimédia Commons

Marmaray é um projeto ferroviário que liga as partes europeia e asiática de Istambul, na Turquia, por um túnel submarino debaixo do Bósforo. O nome provém da combinação de "Mármara", o nome do mar onde ao qual o Bósforo se liga muito perto do local onde passa o túnel, e de ray, a palavra turca para "trilho".

Foto: Reprodução de vídeo RTVE

A construção do projeto começou em maio de 2004. Inclui um trecho submarino de 13,3 km em Istambul e o melhoramento de 63 km de linhas suburbanas para criar uma linha de alta capacidade com 76,3 km de extensão entre Gebze e Halkalı.

Foto: Reprodução world Map

O Seikan é um longo túnel ferroviário sob o estreito de Tsugaru, no Japão e, atualmente, o segundo mais longo do mundo, com 65,23 quilômetros. Em 15 de outubro de 2010, o Túnel de base de São Gotardo chegou à marca de 57 km.

Foto: Alljal - Wikimédia Commons

Inaugurado em 1988, o túnel Seikan é um pouco mais longo do que o Eurotúnel e contém um trecho de 23,3 quilômetros sob o leito marinho.

Foto: Reprodução Flickr

Conecta a prefeitura de Aomori, na ilha japonesa de Honshu, e a ilha de Hokkaido, como parte da linha Kaikyo do sistema ferroviário japonês.

Foto: Bmazerolles/Wikimédia Commons

Um túnel foi construído entre 1988 e 1992 na Baía de Sydney com o objetivo de desafogar o tráfego na Ponte da Baía de a capital australiana. O túnel conecta Warringah Freeway à Cahill Expressway. Em 2005 o túnel registrou um tráfego de 86800 veículos por dia.

Foto: - OSX/Wikimédia Commons

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Foto: Billy69150/Wikimédia Commons