Fim do Réveillon: Saiba combater a ressaca após beber na festa

Foto: Flickr PortoBay Experiences

Fim das celebrações de Réveillon. Começo de novo ano. E muita gente que se excedeu na bebida corre o risco de já começar a jornada com uma incômoda ressaca. E isso ocorre não apenas nas festas de fim de ano.

Foto: Flickr PortoBay Experiences

Festas de aniversário, casamento, bodas... Comemorações e celebrações variadas. Quem vai a eventos festivos geralmente tem à disposição bebidas alcoólicas de diversos tipos. Essas bebidas são variações do etanol que podem afetar o fígado e o cérebro, dependendo do volume ingerido.

Foto: Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

Agora veja alguns alimentos cujos nutrientes ajudam a reduzir o tempo de ação do álcool e, com isso, contribuem para atenuar a ressaca. Também surtem efeito para aumentar a disposição. O levantamento é da emissora CNN.

Foto: Andrea Ledesma Ramos - Flickr

Limão: Fruta cítrica, rica em vitamina C, pode ser consumida em suco (limonada suiça inclui a casca batida no liquidificador).ou sobre algum aperitivo. Combina bem com hortelã.

Foto: Reprodução do Youtube

Água de coco: Fonte de eletrólitos e fonte de magnésio, essa bebida natural ajuda a equilibrar o organismo. Pode ser consumida diretamente da fruta ou em caixas e garrafas na versão industrializada (mas procure as puras).

Foto: adriano gadini pixabay

Gengibre: Tem função anti-inflamatória e auxiliar na prevenção de náuseas e vômitos. Pode ser acrescentado em pequenos pedaços nos alimentos, mascado puro ou colocado em chás ou sucos.

Foto: Divulgação/Receita de Vó

Banana e abacate: Ambas as frutas são ricas em potássio e antioxidantes. Com isso, ajudam a combater o cansaço após uma noite de comemoração.

Foto: Flickr viajandonomundo

Verduras verdes escuras (rúcula, couve, espinafre) - Ajudam na desintoxicação do fígado. Podem ser consumidas na refeição ou colocadas em sucos.

Foto: Imagem gerada por i.a

Boldo, hortelã e chá verde: As três ervas têm propripriedades para limpar o estômago e o fígado, aliviando a sensação de mal-estar.

Foto: Recitadavovo.com.br Diurético, Anti-Inflamatório, Gases, Calmante,

Ovo e tomate: Colocando os dois numa refeição com salada, por exemplo, o benefício será grande, pois ambos têm antioxidantes e ajudam a eliminar toxinas.

Foto: Imagem gerada por i.a

Os efeitos das bebidas no organismo variam de pessoa para pessoa e, por isso, sempre é bom saber o próprio limite, para evitar mal-estar e também para não perturbar os outros. Afinal, além dos problemas logo após o consumo, a ressaca pode te derrubar no dia seguinte.

Foto: - Engin_Akyurt pixabay

Confira então as peculiaridades de cinco bebidas comuns em festas para que você tenha cuidado nas próximas celebrações. Drinks podem conter ingredientes variados que não só fazem a diferença na velocidade de absorção do álcool como influem na maneira como a pessoa acorda no dia seguinte.

Foto: - pickpik.com creative commons

1- Vodca: feita de grãos fermentados, é purificada e fermentada repetidas vezes, até que fique o mais clara possível

Foto: Freepik

Como não contém carboidratos ou açúcares, só possui as calorias advindas do etanol . Apesar do alto conteúdo alcoólico – cerca de 40% -, é a que tem menos chance de provocar ressaca

Foto: Cemil Degirmenci wikimedia commons

2- Uísque: destilado de grãos fermentados, como o trigo ou a cevada, e envelhecido em tonéis de madeira

Foto: Freepik

É uma bebida que causa muita ressaca por ter muitas substâncias formadas durante o processo de envelhecimento nos tonéis de carvalho. Para reduzir a absorção da bebida pelo corpo, é necessário tomá-la bastante diluída ou com um ingrediente calórico.

Foto: Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

3- Vinho branco: feito a partir da fermentação de suco de uva

Foto: Imagem Free de Jan Kuss por Pixabay

Contém sulfitos (sais de ácido sulfuroso formados peloe contato de dióxido de enxofre com soluções alcalinas). Essa substância impede que o vinho fique escuro. Esses compostos são os que provavelmente causam a chamada ressaca de vinho branco

Foto: Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

O espumante, tão comum nas celebrações, é uma espécie de vinho branco, mas apenas o produto original da região de Champagne, no nordeste da França, pode ser chamado de champanhe. Esse direito é garantido pela patente da marca.

Foto: Imagem de congerdesign por Pixabay

4- Vinho tinto: diferentemente do branco, é feito a partir da fermentação do suco da uva junto com a casca e as sementes

Foto: Pixabay

A ressaca é pior que a da cerveja e a do vinho branco porque o vinho tinto, além do etanol, contém metanol. O fígado processa o etanol primeiro e o metanol por último. Por isso, o mal estar no dia seguinte ainda é forte

Foto: freepik wavebreakmedia_micro

5- Cerveja: é a mais calórica e normalmente ainda vem acompanhada de alguns petiscos. Ainda assim, é a menos maléfica para o corpo, já que contém o menor teor de álcool: entre 3% e 6%

Foto: Freepik

Mas a cerveja tem elevado teor de compostos chamados purinas, que aumentam os níveis de ácido úrico no sangue. Portanto, pessoas propensas a certas doenças que se agravam com o ácido úrico, como gota, devem evitar.

Foto: Pixabay

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Flickr PortoBay Experiences