Gato brasileiro ganha prêmio internacional na Noruega; veja!

Um gato persa do Brasil chamado Max foi coroado campeão mundial no FIFe World Show 2024, um prestigiado evento internacional realizado em Oslo, Noruega.

Foto: reprodução/redes sociais

Max, que vive em Crucilândia, Minas Gerais, impressionou os jurados com sua beleza e personalidade. Esse título se junta a outros prêmios nacionais e americanos conquistados pelo gatinho.

Foto: reprodução/redes sociais

Segundo Vânia Rocha (foto), dona do gatil Libélula Azul, o objetivo dessas competições é promover o aprimoramento genético da raça. "É o primeiro gato mineiro a participar e ganhar um mundial", disse.

Foto: divulgação/Silvia Pratta

O Brasil tem cerca de 27 milhões de gatos nas casas; 58 milhões de cachorros e 21 milhões de peixes. O IPB explicou que o envelhecimento da população leva ao aumento dos pets. Já são mais de 150 milhões nas residências.

Foto: divulgação VetQuality Veterinária

Um dos motivos para a preferência por gatos é que eles não demandam tanta atenção como outros bichos: são mais independentes. Veja algumas raças que são muito queridas pelas pessoas no Brasil!

Foto: StockSnap pixabay

Ragdoll - Raça desenvolvida nos EUA nos anos 1950. Seu nome significa "Boneca de pano" e indica que ele é muito dócil e gosta de brincar. Vive cerca de 10 anos.

Foto: Simone JOhnson wiki commons

Persa - Originária do Irã (antiga Pérsia). Tem muita pelagem e focinho achatado. Mia pouco, num tom baixo, que não incomoda. Há mais de 100 combinações de cores para esses gatos. Vive entre 12 e 17 anos.

Foto: Lucas Setin wiki commons

Americano de pelo curto (American Short Hair) - Originário dos EUA, tem um M ou W invertido em sua pelagem, que é curta e de textura dura (que protege no frio). Dócil até mesmo com cães. Vive de 14 a 18 anos.

Foto: odin_aka_zero-one - O wiki commons

Exótico - Raça que parece um gato persa, mas com pelos curtos. Resulta do cruzamento do persa com o gato de pelo curto americano. É robusto e vive de 10 a 15 anos.

Foto: Heikki Siltala wiki commons

Maine Coon - Originário do estado do Maine (EUA), é considerada a raça de maior porte no mundo. Tem pelagem espessa e macia, suporta bem as mudanças de clima e é exímio caçador de ratos. Vive cerca de 14 anos.

Foto: pixabay

Siamês - Raça oriental, originária do Sudeste da Ásia, com cabeça triangular. Tem porte esguio e pelagem curta e brilhante. Pode ser branco, creme ou castanho. No cio, seus miados são muitos altos. Vive de 10 a 20 anos.

Foto: Meekahoo - wiki commons

Angorá - Originário da Turquia. Conhecido na Europa desde o século 17. Tem pelagem longa e sedosa, com predominância do branco e do laranja. A cor dos olhos varia. Alguns têm um olho de cada cor. Vive de 12 a 18 anos.

Foto: UrieldaCosta wiki commons

Havana Brown - Resultado do cruzamento de gato siamês com gato preto, na Inglaterra, nos anos 1950. Geralmente, são marrons, em tom escuro, com olhos verdes que chamam muito a atenção. Vivem entre 8 e 13 anos.

Foto: Dave Scelfo wiki commons

Sagrado da Birmânia - Remonta a templos da antiga Birmânia, atual Myanmar. Tem cabeça redonda, nariz curto e olhos azuis. Chamado de gato de luvas por causa dos pelos brancos nas patas. Vive entre 12 e 16 anos.

Foto: grapheum.de - wiki commons

Savannah - Nasceu do cruzamento de gato doméstico com serval, típico das savanas. Tem habilidade para saltar. É alto e elegante. Pelagem exótica. Brincalhão, mas pode atacar aves pequenas, pelo instinto selvagem. Vive até 20 anos.

Foto: dominio público

Bengal ou Gato de bengala - Surgiu nos anos 1960, nos EUA, do cruzamento de gatos domésticos e gatos-leopardos asiáticos. É forte, malhado, parece selvagem, mas é dócil. Vive de 10 a 16 anos.

Foto: domínio público

SRD - Gato sem raça definida. Assim como os cães vira-latas, geralmente são mestiços, resultantes de cruzamentos entre diferentes raças.

Foto: Divulgação Petlove

Embora os gatos exijam menos trabalho que os cães, é necessário estar atento às suas necessidades, como fornecer alimentação correta e assistência de saúde com veterinário.

Foto: Shanon pixabay

Quem tem jardim pode deixar os gatos livres para se divertir. Eles amam o ambiente arborizado. Mas se eles quebrarem as plantas, borrife um pouco de água no gato que ele logo volta pra dentro de casa.

Foto: Ilona Ilyés pixabay

Mesmo animais que ficam apenas em casa devem receber antiparasitas periodicamente. Observe se ele está irritado com algum bichinho, como pulga, por exemplo. Cuide para que nada o incomode.

Foto: bichvn por Pixabay

Não dê leite ao gato. Isso é fantasia de desenho animado. Ele deve ser alimentado com ração seca ou alimentos úmidos enlatados, apropriados para seu consumo. A lactose não é bem digerida por gatos.

Foto: Florian Bollmann por Pixabay

Gatos precisam ficar hidratados, mas dificilmente um pote de água os atrai. Para incentivar, deixe água em movimento, como pingando ou escorrendo.

Foto: rihaij por Pixabay

Apesar de habilidosos, os gatos podem cair da janela sem proteção. Instale telas bem estruturadas para evitar acidentes.

Foto: divulgação shopee

Mantenha uma caixa de areia para o gato fazer as necessidades. Faça a limpeza diária dessa caixa e uma lavagem a cada dois dias.

Foto: divulgação racoesreis.com

Os gatos cuidam sozinhos da própria higiene, mas o aconselhável é dar banho neles a cada 30 dias. Dependendo do ambiente e da pelagem do animal, pode até esperar 60 dias.

Foto: C.Meyer pixabay

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: reprodução/redes sociais