Governo cobra taxa de turistas para visita a Veneza

Foto: Ricardo Gomez Angel Unsplash

Famosa por seus charmosos canais, Veneza, no norte da Itália, agora cobra uma taxa dos turistas. A entrada custa 5 euros e está no portal da cidade. Essa foi uma das medidas para frear o excesso de visitantes que acabam causando impactos no patrimônio histórico do lugar.

Foto: Ricardo Gomez Angel Unsplash

Os turistas têm que apresentar um QR Code para entrar na cidade e viistar os bairros. Menores de 14 anos também são cadastrados, mas não pagam.

Foto: reprodução youtube

Por causa da degradação de certos locais, a Unesco disse que Veneza passaria a fazer parte da lista de patrimônios em perigo. E ressaltou que a cidade estava a mercê das mudanças climáticas e da grande quantidade de turistas..

Foto: reprodução youtube

A cidade recebe a cada ano cerca de 30 milhões de visitantes, muito acima dos 50 mil residentes. E, segundo o governo italiano, os problemas nas estruturas arquitetônicas e urbanas resultam na degradação cultural e social.

Foto:

O governo italiano também estabeleceu um limite de acesso ( 25 pessoas nos grupos que chegam em excursões). E proibiu o uso de alto-falantes.

Foto: Montagem Flipar

Antes, alguns esforços já tnham sido feitos, como a proibição da entrada de grandes navios na Bacia de San Marco (Canal Giudecca).

Foto: wikimedia commons Wolfgang Moroder

Existem no mundo 1.233 lugares qualificados como Patrimônio da Humanidade por terem “excepcional valor universal” devido às suas ofertas culturais ou naturais. Veneza integra a lista de patrimônio da humanidade desde 1987

Foto: Imagem de Bernd Hildebrandt por Pixabay

Uma das cidades mais visitadas do mundo, a cidade de Veneza está situada em uma lagoa no Mar Adriático e é composta por 118 pequenas ilhas que são ligadas por pontes e canais.

Foto: Imagem de Neil Morrell por Pixabay

A história de Veneza remonta ao século 5, quando grupos chegaram para escapar das invasões bárbaras da Itália.

Foto: reprodução youtube

Nos últimos anos, Veneza passou por vários problemas. No dia 1/8/2023, ocorreu o fenômeno conhecido como "acqua alta. Veneza registrou uma maré elevada com um pico que chegou a atingir 1 metro.

Foto: reprodução youtube

A famosa Piazza San Marco, que é o ponto mais baixo da cidade, ficou alagada, com 15 centímetros de água.

Foto: reprodução youtube

Já a Basílica de Veneza conseguiu se salvar porque conta com uma proteção adicional: uma barreira removível feita de painéis de vidro.

Foto: Karen Uppal Unsplash

Em fevereiro de 2023,, a cidade tinha enfrentado o oposto: uma seca tão severa que impediu a navegação de gôndolas, táxis aquáticos e até mesmo ambulâncias em alguns canais.

Foto: reprodução cnn brasil

Em novembro de 2019, as inundações foram tão intensas que valiosos tesouros e construções históricas enfrentaram sérias ameaças.

Foto: reprodução sbt

Veneza é famosa, além dos canais, da arquitetura e da arte, pelo carnaval de máscaras que influencia muitos lugares no mundo.

Foto: Imagem de Yeimi por Pixabay

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Ricardo Gomez Angel Unsplash