'Grávida de Taubaté' ressurge e diz 'perdoar' jornalista que revelou farsa
A mulher que ficou conhecida em 2012 como “Grávida de Taubaté”, em escândalo de repercussão nacional, reapareceu após 13 anos.
Foto: Reprodução de Rede Social
Maria Verônica Aparecida Santos, que simulou estar grávida de quadrigêmeos, ressurgiu com perfis nas redes sociais.
Foto: Reprodução de Instagram @mariadveronicaoficial
Com a alegação de que busca reconstruir sua identidade, ela passou a compartilhar vídeos em canal do YouTube e no Instagram com temática religiosa.
Foto: Reprodução do Youtube Canal Maria Verônica
Ela, que se converteu ao cristianismo, explica em um vídeo de apresentação que quer se desvincular da alcunha pela qual tornou-se nacionalmente conhecida.
Foto: Reprodução do Youtube Canal Maria Verônica
"Venho com este canal retomar a minha identidade. Muitas pessoas me conhecem como a Grávida de Taubaté, mas agora quero ser conhecida como Maria Verônica", afirma. Ela argumenta que ficou distante da igreja por sete anos e que isso a levou a protagonizar o episódio da falsa gravidez.
Foto: Reprodução do Instagram @mariadveronicaoficial
“Pai, pequei contra ti. Dia 21 de janeiro de 2012, enquanto a mídia fazia sensacionalismo, me reencontrei contigo”, diz em uma das publicações. "Minha história não se resume àquele episódio. Quero mostrar que todos podem ter uma nova chance através da fé", enfatiza.
Foto: Reprodução do Instagram @mariadveronicaoficial
"Maior ícone do folclore brasileiro. Seja bem-vinda de volta, rainha!", escreveu um seguidor. “A curiosidade que habita em mim não ia descansar enquanto não viesse aqui. Quem aí também faz parte da equipe dos curiosos curte aqui”, escreveu outro, em comentário que teve centenas de curtidas.
Foto: Reprodução de Rede Social
No dia 11 de janeiro de 2012, Maria Verônica declarou estar grávida de quadrigêmeos. Residente em Taubaté, no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, ela foi a programas de TV para expor o que seria seu drama pessoal.
Foto: Reprodução de youtube
À época, ela era dona de uma escola infantil. Os seus relatos sobre as dificuldades econômicas na iminência de dar à luz quatro filhas de uma vez comoveu o público que, sensibilizado, fez uma série de doações, entre fraldas e um quarto mobiliado para os bebês.
Foto: Reprodução do Instagram @mariadveronicaoficial
O chef Edu Guedes, no programa "Hoje em Dia", se emocionou com a história de Maria Verônica e chegou a chorar. “Por essa história o pessoal zoa comigo”, confessou em uma entrevista, em 2020.
Foto: Reprodução de Youtube
O caso teve grande repercussão também pela raridade de uma gravidez quádrupla, além do alto grau de risco envolvido em uma gestação desse tipo.
Foto: Reprodução de Rede Social
Quatro dias depois, em 15 de janeiro, o “Domingo Espetacular”, da Record TV, revelou que um ultrassom apontou que Maria Verônica não estava grávida. O exame havia sido realizado em agosto de 2011.
Foto: Reprodução de vídeo TV Vanguarda
Um repórter da emissora fez a investigação do caso após a apresentadora Chris Flores, então à frente do programa “Hoje em Dia”, desconfiar da veracidade da barriga.
Foto: Reprodução de youtube
A simulação da barriga foi feita com enchimentos de silicone, conforme ficou demonstrado depois.
Foto: Reprodução de Rede Social
Maria Verônica e o marido, Kléber, foram processados por estelionato. Após três anos de tramitação, o caso foi encerrado pela Justiça diante da alegação da defesa de que ela sofria de gravidez psicológica.
Foto: Reprodução de Rede Social
Após lançar sua página no Instagram, Maria Verônica abriu para perguntas dos seguidores nos stories. Um deles questionou se ela perdoaria Chris Flores, a jornalista que percebeu a falsidade da gravidez. “Claro [que perdoaria]. Que exemplo de cristã eu seria? Ou o que eu estaria fazendo aqui, pregando para vocês o amor de Deus, se eu não a perdoasse? Claro que eu perdoo a Chris Flores", afirmou.
Foto: Reprodução de Rede Social
A resposta incomodou outra pessoa, que questionou: "O que a Chris Flores fez para você ter que perdoá-la?".
Foto: Reprodução de vídeo SBT
"Foram 13 anos em que ela falava sobre mim o tempo todo. Em todos os lugares que ela ia, em todas as entrevistas que ela dava, falava sobre mim, sobre o caso. Algumas vezes, ou muitas delas, eu acabei ficando chateada com isso, é normal", argumentou.
Foto: Reprodução de youtube
No bate-papo virtual, Maria Verônica também desabafou sobre ataques nas redes sociais. "O pessoal da internet é muito cruel, as pessoas não conseguem mais lembrar que os outros também têm sentimentos", lamentou.
Foto: Reprodução de youtube
A farsa da “Grávida de Taubaté” virou meme na internet e ganhou tamanha popularidade que chegou a ser relembrado no Carnaval do Rio de Janeiro. No desfile de 2020, uma ala inteira da São Clemente, do Grupo Especial, teve integrantes caracterizados de “falsa grávida”. O enredo tratava de "golpes e trambiques" no Brasil.
Foto: Reprodução/X
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Reprodução de Rede Social