Há 34 anos, em 2 de setembro de 1990, a Transnístria era proclamada unilateralmente como república soviética. O país faz parte da Moldávia e, ao se declarar independente, passou a ficar com fronteira entre Moldávia e Ucrânia. Não é reconhecido, porém, por nenhum país.
Foto: reprodução google
A Transnístria é uma faixa estreita de terra com cerca de 3.490 quilômetros quadrados, situada entre a Ucrânia e o restante da Modolva – apenas um pouco maior do que Rhode Island, o menor estado dos EUA. É o lar de cerca de meio milhão de pessoas, a maioria das quais fala russo.
Foto: - credito Quixoticguide flickr
O mundo, aliás, tem hoje 193 países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mas, em muitas regiões, assim como ocorre no norte do Chipre, líderes separatistas já proclamaram a "independência".
Foto: Divulgação
Uma companhia aérea 'nacional' surgiu em 2023 na Europa, supostamente representando um país que não existe: a República Turca do Chipre do Norte.
Foto: Kibris Hava Yollari MilborneOne -wikimedia commons
Trata-se da Kibris Hava Yollari (ou Fly KHY), inaugurada em abril de 2023.
Foto: Adrian Pingstone wikimedia commons
A companhia aérea turca Freebird Airlines opera os voos da companhia, entre as cidades de Antalya e Ercan
Foto: Juergen Lehle - wikimedia commons
A Antalya é uma cidade portuária turística, porta de entrada para a região do Mediterrâneo sul da Turquia, conhecida como a Costa Turquesa por conta das águas azuis.
Foto: Photographer1 - wikimedia commons
Ercan é uma cidade no norte do Chipre que fica a 13 km de Nicósia (capital do país).
Foto: Wikiolo wikimedia commons
O norte do Chipre é uma área onde turcos tentam impor a tal república separatista. Mas o governo cipriota não reconhece e considera que a região faz parte do Chipre como nação.
Foto: Imagem de Walkerssk por Pixabay
A República Turca do Chipre do Norte só é reconhecida pela Turquia. Todos os outros países consideram que a região faz parte do Chipre de forma soberana. Na foto, o Castelo de Cirénia, uma das atrações do norte cipriota.
Foto: A. Savin wikimedia commons
Em muitos lugares, a separação conta com apoio popular e tenta-se formalizar a soberania. Veja alguns "países" que não existem.
Foto: Imagem de maps-for-free por Pixabay
GROENLÂNDIA Região autônoma da Dinamarca, fica a 3.165 km de distância do território dinamarquês.
Foto: reprodução Google
A Groenlândia foi colonizada pela Dinamarca em 1721. Hoje, é subordinada à Rainha Margarida II da Dinamarca. Mas os habitantes têm língua própria: groenlandês.
Foto: Divulgação
A Groenlândia tem baixíssima densidade demográfica: 57 mil habitantes numa área de 2,1 milhões de km². Muito gelo em áreas desabitadas. 0,026 habitante por km². A capital Nuuk tem 15 mil habitantes.
Foto: Domínio público
SOMALILÂNDIA- Localizada no Chifre da África, pertence à Somália.
Foto: fronterasblog.files.wordpress.com
Em 18/5/1991, líderes do Movimento Nacional Somali declararam a independência da região, fazendo fronteira com Djibuti, Golfo de Aden, Etiópia e Puntlândia(na Somália).
Foto: Government of Somaliland - Wikimédia Commons
A Somalilândia tem 137 mil km² com 3,5 milhões de habitantes. Tem três línguas oficiais: somali, inglês e árabe. Capital: Hargeisa.
Foto: - credito Siirski commons wikimedia
BAROTSELÂNDIA- Oficialmente pertence à Zâmbia, no Sul da África.
Foto: Gabirro wikimedia commons
Em 2012, líderes tradicionais lozi do Conselho Nacional de Barotselândia pediram a independência. Mas outros chefes tribais se opõem à secessão.
Foto: Gabirro - Wikimédia Commons
A Barotselândia sofre com as inundações do rio Zambeze. Por outro lado, tem a beleza das cataratas Ngonye Falls.
Foto: - credito Michael Jefferies Flickr
Fica a 500 km da Rússia, mas mantém a ideologia comunista da antiga União Soviética, à qual pertenceu, embora hoje nem mesmo a Rússia seja comunista. A bandeira tem foice e martelo do antigo regime.
Foto: domínio público
A ânsia por independência é tão grande que seus líderes criaram moeda e exército próprios. Tem 470 mil habitantes em 4.163 lm². Capital: Tiraspol.
Foto: - credito Quixoticguide flickr
MOSQUITIA - Estende-se por áreas que pertencem a Honduras e Nicarágua, na América Central. Uma área de floresta tropical pouco explorada.
Foto: geografia.laguia2000.com
Líderes da região declararam a independência em 2009.
Foto: crwflags.com
Pesquisadores têm interesse em Mosquitia para estudos de ruínas encontradas, que seriam de uma espécie de "cidade perdida".
Foto: - credito alex carbajal flickr
ILHA DE MAN - Pertence ao Reino Unido. Faz parte do conjunto geográfico das Ilhas Britânicas, arquipélago do noroeste da Europa. Fica no meio do mar da Irlanda.
Foto: Eric Gaba - Wikimédia Commons
A Ilha de Man é subordinada à Rainha da Inglaterra, mas tem Parlamento próprio. Um grupo legislativo quer a independência total.
Foto: Fry1989 - Wikimédia Commons
Tem 83 mil habitantes em 572 km². Sua cultura tem origem céltica e nórdica. As pessoas falam uma língua própria (manês), além do inglês. Capital: Douglas.
Foto: FinnBjorklid wikimedia commons
REPÚBLICA DE LAKOTAH - Fica nos Estados Unidos, abrangendo trechos dos estados de Dakota do Norte, Dakota do Sul, Montana, Nebraska e Wyoming.
Foto: Stasven - Wikimédia Commons
O povo indígena Lakotah, descendente dos Sioux, reivindica o território com as seguintes fronteiras: o rio Yellowstone, ao Norte; o rio Platte Norte, ao Sul; o rio Missouri, ao Leste; e uma linha irregular marcando o Oeste. Em 2007, formaram a República de Lakotah.
Foto: Himasaram - Wikimédia Commons
A área de Lakotah abriga um monumento de fama mundial: as esculturas em pedra no Monte Rushmore, que mostram os rostos de presidentes americanos: George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln.
Foto: Dean Franklin wikimedia commons
Curiosamente, o povo Lakotah quer tanto firmar sua prevalência na região que contratou um escultor para fazer um outro rosto: de um índio, chamado Crazy Horse (Cavalo Louco). A obra está em andamento.
Foto: reprodução TV
TIBETE - Região autônoma que pertence à China. É a mais alta do planeta (4.900m), apelidada de "Teto do Mundo". Fica no coração da Ásia e faz fronteira com Índia, Paquistão e Nepal, além de Mianmar.
Foto: Autor Desconhecido - Wikimédia Commons
Tem líder político e religioso chamado Dalai Lama. Quando um morre, outro ocupa o lugar.
Foto: Imagem Free de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay
Hoje, o Dalai Lama é Tensin Gyatso. Ele se exilou na Índia quando o Tibete foi anexado pela China em 1959, durante a revolta tibetana. E de lá comanda a Administração Central Tibetana (governo no exílio).
Foto: Luca Galuzzi WIKIMEDIA COMMONS
O Tibete atrai turistas pela cultura milenar, templos belíssimos, um berço do Budismo. E também pela geografia. O Monte mais alto do mundo (Everest) fica entre Nepal e Tibete.
Foto: Reprodução do Pixabay
PAPUA OCIDENTAL - Pertence à Nova Guiné Ocidental, na parte mais oriental da Indonésia.
Foto: Autor Desconhecido - Wikimédia Commons
A República da Papua Ocidental foi declarada em 1961 após a retirada dos holandeses. Mas em 1963 o território foi anexado pela Indonésia. Em 2008, foi criado um grupo de parlamentares que lutam pela independência.
Foto: Pumbaa80 - Wikimédia Commons
A Papua Ocidental tem belas ilhas, com praias deslumbrantes. Pontos de parada "obrigatória" para visitantes: Ilhas Padaido e Ilhas Biak. Capital: Jayapura.
Foto: - credito Irma Ade commons wikimedia
REPÚBLICA DE MURRAWARRI- Fica na Austrália.
Foto: dgrnewsservice.org
Líderes dos habitantes de Murrawarri declararam a independência do território em 2013, estabelecendo os limites dos estados de Nova Gales do Sul e Queensland. Uma área de 81 mil km².
Foto: Domínio Público - Wikimédia Commons
A Austrália tem dezenas de povos aborígenes, com cultura e língua próprias. Os Murrawarri são os primeiros a se declararem "independentes". O povo fala a língua Murrawarri, além de australiano e inglês. Capital: Barringun.
Foto: - Divulgação Australian Army
TAIWAN - Um caso que chama muita atenção é de Taiwan, pois a China ameaça usar a força contra a ilha. E essa tensão tem agitado o noticiário internacional.
Foto: reprodução TV CNN
Separatistas consideram a ilha independente desde 1949, quando o então líder chinês Chiang Kai-Shek se refugiou em Taiwan após ser derrotado pelo exército comunista de Mao Tsé-Tung.
Foto: Domínio público
Taiwan tem 24 milhões de habitantes, numa área de 35.980 km². A capital é Taipé.
Foto: Pexels Pixabay
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: reprodução google