José de Abreu critica colegas que apoiam Israel: 'Ignorantes'

O ator José de Abreu, reconhecido como um dos mais engajados na política - e que sempre provoca polêmica - protestou na web contra colegas que manifestaram apoio a Israel no conflito contra o Hamas.

Foto: Reprodução Instagram

“Colegas (a maioria ignorantes políticos, que jamais leram uma página de jornal a não ser coluna de TV) envergonhando a categoria artística gravando vídeo em apoio a Israel. Pelamor!", escreveu.

Foto: Reprodução Instagram

Entre os artistas que se manifestaram a favor de Israel após os bombardeios do Hamas e os revides com ataques israelenses, estão Luciano Huck, Adriane Galisteu e Gilberto Gil.

Foto: Reprodução de TV / Globo

Recentemente, José de Abreu falou sobre a demissão da TV Globo, em 2020. Apesar disso, ele mostra gratidão à empresa. Suas palavras repercutiram bastante.

Foto: Reprodução Instagram

Em entrevista ao site "Brasil 247", Abreu disse que ganhou uma boa grana após ter a rescisão do contrato. Agora, o ator ganha por obras feitas e não mais fixo (pagamento que era feito mesmo se ele não estivesse trabalhando).

Foto: Reprodução Instagram

Aliás, foi assim que ele foi um dos protagonistas da novela "Mar do Sertão", exibida entre agosto de 2022 e março deste ano, na faixa das 18h. José de Abreu deu vida ao Coronel Tertúlio.

Foto: Reprodução Gshow

"Eu tinha salário da Globo, eu era contratado. Fui descontratado no meio da pandemia, mas eu tinha fundo de garantia, era pessoa física e (a emissora) me deu mais um prêmio", disse José de Abreu.

Foto: Reprodução Instagram

Por fim, Abreu comentou sobre o que ouviu de um diretor da Globo: “Ele disse: ‘Zé não tem nada contra você, não é um divórcio, é uma separação temporária de corpos'", concluiu o veterano.

Foto: Divulgação

Ainda nesta entrevista, José de Abreu, defensor da esquerda, disse que chegou a ser preso durante a ditadura militar. Ele revelou que não foi torturado e falou que teve até "regalias".

Foto: Reprodução Instagram

"Quando eu fui preso pela segunda vez já era AI-5, mas eu não fui torturado, tive muita sorte, até nessa época meu pai tinha sido delegado de polícia, então 'o cara é filho de delegado e tal, maneira aí'", contou ele.

Foto: Reprodução Instagram

"Uma vez eu estava preso no presídio e alguém chama... porque às vezes vinha um cara e gritava o nome pra levar pro DOPS para ser torturado... [chamou] 'José Pereira de Abreu Júnior', e eu: 'p** vida chegou minha vez'...

Foto: Reprodução Instagram

"Aí vinham os companheiros [e diziam]: 'forças companheiro, estamos aqui, segura aí'... Aí chega o carcereiro: 'quem é José Pereira de Abreu Júnior'... [Respondo]: 'sou eu'.", desenvolveu.

Foto: Reprodução Instagram

"[O carcereiro]: 'toma, sua mãe mandou'... Eram cinco frangos assados, três horas da manhã, o carcereiro esperou todo mundo ir dormir pra dar colher de chá pro filho do delegado".

Foto: Reprodução Instagram

"Quantos anos eu não dormi com medo de tortura? Silvinho foi preso, aí vem a informação, Silvinho tá sendo torturado, Silvinho morreu... Tem gente que nunca se achou o corpo...".

Foto: Reprodução Instagram

"Cada vez que um amigo, colega de classe, um amigo do bairro era preso pela ditadura, e começavam a chegar as notícias das barbaridades, óbvio que você introjetava isso em você: 'amanhã vai ser eu, e aí será que eu resisto ao pau de arara ou ao choque? Ao que eu vou resistir mais? Como faz?", concluiu Abreu. 

Foto: Reprodução Instagram

José de Abreu foi preso pelos militares em 1968. Ele ficou alguns meses preso e depois se exilou, na Europa, até 1974. De volta ao Brasil, ele foi morar em Pelotas (RS), cidade da sua então esposa, onde intensificou os trabalhos como artista.

Foto: Reprodução Instagram

Abreu já comprou muitas brigas por apoiar políticos de esquerda, como o presidente Lula. Entre seus desafetos, estão Caio Castro, Cássia Kis, Regina Duarte e Carlos Vereza (este, mesmo sendo apoiador da esquerda, já fez severas críticas a Lula)..

Foto: Reprodução Instagram

Em 2016, por exemplo, José  de Abreu cuspiu em um casal, em um restaurante de São Paulo. Já em 2021, ele compartilhou uma mensagem dizendo que socaria a deputada Tábata Amaral. 

Foto: Reprodução Instagram

José de Abreu nasceu em 1946, em Santa Rita do Passa Quatro (SP). Seus primeiros trabalhos foram como office boy e auxiliar de escritório. Ele começou a fazer novelas na Rede Globo em 1980.

Foto: Reprodução Instagram

Um dos papéis de destaque foi em "A Casa das Sete Mulheres" (2003), quando viveu o militar brasileiro Onofre Pires.

Foto: Reprodução Gshow

E você, curte o jeito de José de Abreu ou tá no grupo de opositores?

Foto: Reprodução Instagram

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução Instagram