Liechtenstein: País costuma ser esquecido por turistas

Foto: Divulgação

O dia 18 de setembro marcou o ingresso de Liechtenstein como estado-membro da Organização das Nações Unidas, em 1990. O país é independente desde 1806, quando deixou a Confederação do Reno e virou um principado.

Foto: Divulgação

Inicialmente, era um protetorado do Império Austríaco e, mais tarde, obteve reconhecimento da soberania. Com uma área de apenas 160 km², Liechtenstein é o sexto menor país do mundo, só perdendo, nesta ordem, para as seguintes nações que são minúsculas: Vaticano (o menor de todos), Mônaco, San Marino, Tuvalu e Nauru.

Foto: Pixabay

Liechtenstein tem apenas 40 mil habitantes e possui atrações interessantes para os visitantes, inclusive castelos medievais. Na capital, Vaduz, a antiga residência da família real é imponente. E a cidade tem o Museu de Arte com rico acervo cultural. Em Balzers, o Castelo de Gutenberg é uma fortaleza medieval bem preservada.

Foto: Reprodução do site Pixabay

O país também tem belas paisagens. Malbun possui um resort de esqui popular para atividades de inverno e trilhas para caminhadas no verão. E as montanhas oferecem trilhas para caminhadas em cenários espetaculares. Apesar disso, Liechtenstein está na lista dos países que geralmente são esquecidos pelos turistas.

Foto: Fbieger wikimedia commons

Veja alguns outros que também costumam ser ignorados. E a gente começa com o trio de países do Báltico que se libertaram dos soviéticos no início da década de 90: Estônia, Letônia e Lituânia.

Foto: reprodução brasilescola.com.br

Estônia - Com mais de 1.500 ilhas, tem florestas primitivas, praias rochosas e lagos. Há castelos e fortalezas no alto de colinas. E a cidade antiga, na capital Tallin, tem museus e uma torre de TV de 314m de altura com plataforma para observação.

Foto: pixabay

Letônia - A capital Riga tem uma notável arquitetura de art noveau, praias, florestas e uma Cidade Medieval com belas construções e importantes museus.

Foto: Reprodução do site Pixabay

Lituânia - É um país com belas construções góticas, barrocas e renascentistas. A Torre de Gediminas (foto), no alto de uma colina, fornece visão panorâmica da capital Vilnius.

Foto: Ken Eckert wikimedia commons

Bielorrússia - Este país do Leste Europeu não tem saída para o mar. Seus atrativos são históricos, como a sede da KGB e o Museu da Grande Guerra, na capital Minsk, além de muitas igrejas em estilo neorromânico.

Foto: neufal54 pixabay

Moldávia - País do Leste Europeu, entre a Romênia e a Ucrânia. A capital Chisinau tem arquitetura em estilo soviético. As regiões de Nistreana e Codru têm vinícolas e grandes adegas.

Foto: Reprodução do site Pixabay

San Marino - Terceiro menor país da Europa, é um enclave no centro da Itália. Tem cidadelas fortificadas nos Montes Apeninos, e seu ponto mais alto é o Monte Titano, a 749m de altitude, Patrimônio da Humanidade.

Foto: Carus commonswiki wikimedia commons

Butão - É um reino budista no extremo leste do Himalaia. Tem fortalezas, montanhas íngremes, vales e mosteiros. Entre eles, o mosteiro de Taktsang (o "Ninho do Tigre" - foto), nos penhascos acima do Vale de Paro.

Foto: Douglas J. McLaughlin wikimedia commons

Djibouti - Localizado no Chifre da África, tem matas, formações vulcânicas, praias e um dos corpos de água mais salgados do mundo: o lago Assal (foto), abaixo do nível do mar.

Foto: Fishercd wikimedia commons

Serra Leoa - País da África Ocidental, faz fronteira com Guiné e Libéria, e é banhado pelo Oceano Atlântico. Tem belas praias e santuários ecológicos, além de museus que preservam a cultura do país.

Foto: Reprodução do site duallin.com.br

Ilhas Salomão - São centenas de ilhas na Oceania. Tem diversos locais da II Guerra Mundial. A província de Guadalcanal homenageia os Aliados num Memorial. A capital Honiara tem um mercado movimentado com artesanato e produtos agrícolas regionais.

Foto: Divulgação google.com/travel

Tuvalu - País da Polinésia com nove ilhas e atóis. Com o aquecimento global, pode sumir,. Pesquisas já o apontaram como o país menos visitado do mundo. Tem belas paisagens, passeios aquáticos e atividades culturais.

Foto: Rowely Parico - Flickr

Dominica - País insular montanhoso, no Caribe, tem florestas e fontes térmicas. O Lago Boiling tem vulcão e é coberto de vapor, no Parque Morne Trois Pitons. A capital Roseau tem casas coloridas de madeira e jardins botânicos.

Foto: Rufus TeleStrat wikimedia commons

São Tomé e Príncipe - País insular africano perto da linha do equador, tem uma cadeia vulcânica com formações rochosas e corais. Uma das atrações é a Lagoa Azul (foto). O Parque Natural Ôbo tem outra atração: o Pico Cão Grande.

Foto: Chuck Moravec wikimedia commons

Nauru - Menor país insular do mundo (21 km²). Rodeado de arrecife que fica exposto com a maré baixa do Oceano Pacífico, ao sul das Ilhas Marshall. A maior parte da população vive em estreito cinturão costeiro.

Foto: Wawirck Biggs - Flickr

Tonga - Reino na Polinésia com mais de 170 ilhas, no Pacífico Sul, tem praias de areia branca, lagos e penhascos de pedra calcária. Tem um portão de corais do século XIII chamado Ha'amonga ʻa Maui (foto).

Foto: Tau'olunga wikimedia commons

Guiné Equatorial - País da África Central com uma parte continental e 5 ilhas vulcânicas. A indústria petrolífera, ponto alto da economia do país, se concentra na capital Malabo. O Parque Nacional de Monte Alen preserva uma biodiversidade de fauna e flora.

Foto: Reprodução do site gauchazh.click.rbscom.br/colunistas

Timor Leste - País do sudeste asiático, cercado por recifes de corais. Ocupa metade da ilha de Timor. A estátua do Cristo Rei (foto), com 22m de altura, fica no alto de uma colina na capital Díli.

Foto: Domínio Público

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Divulgação