O crocodilo gigante chamado Burt, quw fez sucesso no filme "Crocodilo Dundee" (1986), morreu no dia 22/12. A informação foi divulgada pelo parque de répteis Crocosaurus Cove, na Austrália, onde o animal vivia nos últimos anos. Ele viveu bastante: tinha pelo.menos 90 anos.
Foto: Divulgação
A expectativa de vida dos crocodilos é de até 70 geralmente. Mas existe um crocodilo muito longevo que chama atenção : Henry vive no Crocworld Conservation Centre, na África do Sul, e tem 124 anos de idade (em 2024) segundo informou a instituição.
Foto: Crocworld Conservation Centre/Divulgação
E ele tem outra peculiaridade espantosa. Henry mede mais de cinco metros, tamanho incomum para a espécie (crocodilo do Nilo). O réptil pesa 700 quilos.
Foto: Crocworld Conservation Centre/Divulgação
Segundo os cálculos de biólogos, Henry nasceu em 1900 no pântanos do Delta do Okavango, em Botsuana, na África.
Foto: Crocworld Conservation Centre/Divulgação
É muito comum pensar em um crocodilo e já sentir um arrepio, já que eles não só são perigosos como têm uma aparência que causa medo. Mesmo sendo um animal conhecido mundialmente, muitos não conhecem alguns fatos sobre eles. Confira!
Foto: Reprodução/Pixabay
Fato número 1: Relação com os dinossauros - As primeiras espécies semelhantes a crocodilos apareceram no nosso planeta há cerca de 240 milhões de anos, período que podemos dizer que era próximo da dos dinossauros.
Foto: TheDigitalArtist
Fato número 2: Dormem de boca aberta - Os crocodilos não suam, então se sentam ou deitam com a boca aberta para liberar calor. Por isso, se você ver esse animal de boca aberta, não precisa ficar em pânico, pois ele pode estar se refrescando ou até mesmo dormindo.
Foto: Domínio público
Fato número 3: Boca cheia de dentes - Um dos motivos que as pessoas temem tanto um crocodilo é pela sua enorme boca. E esse medo tem sentido, já que nesta região do corpo esse animal costuma ter entre 70 e 80 dentes!
Foto: Youtube/ Animal Planet Brasil
Fato número 4: Tragédia na Etiópia - Em 2005, uma inundação no sudoeste da Etiópia resultou na morte de 134 mortes. No entanto, 19 delas não foram causadas pela água, e sim pelos crocodilos que devoraram as vítimas.
Foto: Youtube/Animal Planet Brasil
Fato número 5: Cauda ajuda a atacar - Os crocodilos têm caudas gigantescas e, além de aterrorizantes, elas existem para ajudar o animal a caçar, já que elas são muito fortes e dão impulso para que eles consigam nadar com mais velocidade.
Foto: pixabay
Fato número 6: Vivem por muito tempo - Muitos não sabem, mas os crocodilos podem viver mais do que um ser-humano. já que eles podem alcançar os 80 anos e, em condições específicas, podem atingir os 90 anos.
Foto: Youtube/ Animal Planet Brasil
Fato número 7: Maiores da Terra - Se alguém perguntar qual o maior réptil da Terra, você agora sabe a resposta. Os crocodilos medem cerca de 8 metros, sendo que na época dos dinossauros alcançam a marca de 30 metros de comprimento.
Foto: domínio público
Fato número 8: Engolem pedras - Pode parecer algo meio sem sentido, mas os crocodilos engolem pedras porque faz bem pro organismo deles. A presença delas no organismo ajudam a triturar os alimentos em seus estômagos.
Foto: Youtube/Thiago Versiani
Fato número 9: Mordida mais forte do mundo - Muitos acham que a mordida de um tubarão é a mais poderosa do mundo, porém quem pensa assim está enganado. Para ter uma noção, a mordida do crocodilo é simplesmente dez vezes mais forte em comparação com a de um grande tubarão branco.
Foto: Youtube/ Animal Planet Brasil
Fato número 10: Diferença entre jacaré e crocodilo - Uma das formas de você distinguir um jacaré de um crocodilo é observando o focinho deles. Os jacarés apresentam o focinho largo e arredondado, enquanto os crocodilos têm a cabeça mais afilada.
Foto: pixabay
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação