Kamala Harris: a provável candidata democrata após Biden desistir

Vice-presidente dos Estados Unidos foi a primeira mulher a assumir o cargo

Foto: Getty Images

O que aconteceu

Após pressão, Joe Biden desistiu da reeleição neste domingo, 21. No comunicado, o presidente americano fez questão de destacar o apoio à Kamala Harris, vice-presidente do país. "Total apoio para que Kamala seja a candidata de nosso partido este ano", escreveu.

Foto: Getty Images

Filha de imigrantes

A origem de Harris é diferente de boa parte dos políticos que já chegaram à Casa Branca. Há 59 anos, ela nascia como a primeira filha de uma mãe indiana e um pai jamaicano em Oakland, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Foto: Getty Images

Formada em Direito

Harris é graduada em artes pela tradicional Universidade Howard e em direito pela Universidade da Califórnia. Depois de formada, ela escolheu seguir carreira na advocacia.

Foto: Reprodução

Início na promotoria

Nos anos 1990, Kamala foi aprovada no exame da Ordem dos Advogados e passou a trabalhar no escritório do procurador-geral de São Francisco, na Califórnia.

Foto: Getty Images

Primeira promotora negra

Em 2003, começou a atuar como promotora distrital em São Francisco. O primeiro grande marco de Kamala viria anos depois, em 2010, quando se tornou a primeira mulher negra a ser eleita como procuradora-geral da Califórnia.

Foto: Getty Images

Senadora

Como procuradora-geral, Harris ganhou boa reputação no Partido Democrata. A fama se confirmou com a eleição ao Senado, em 2016. Na época, a candidatura foi apoiada pelo então presidente, Barack Obama, e Joe Biden, que na época era vice. A eleição deu a ela o título de segunda mulher negra a ocupar o cargo nos EUA.

Foto: Getty Images

Casada há 10 anos

Discreta com a vida pessoal, Harris é casada com o advogado americano Douglas Emhoff desde 2014. O "segundo cavalheiro" dos Estados Unidos já era conhecido por atuar no ramo do entretenimento. Os dois não têm filhos juntos, mas a vice-presidente é madrasta dos jovens Cole e Ella.

Foto: Getty Images

Já tentou ser presidente

Antes de integrar a chapa de Biden para a presidência, Harris se apresentou como pré-candidata à Casa Branca em 2019. Ela até liderou pesquisas internas do Partido Democrata, mas acabou desistindo por falta de investimento na campanha.

Foto: Getty Images

Escolhida para chapa

Quando ainda era pré-candidata, Harris brilhou em debates contra o próprio Biden, seu então oponente. Depois que desistiu da candidatura, o político a convidou para integrar sua chapa. "Uma lutadora destemida pelos mais pequenos e uma das melhores funcionárias públicas do país", descreveu Biden.

Foto: Getty Images

Marco histórico

Em novembro de 2020, Kamala Harris fez história ao se tornar a primeira mulher a ser eleita como vice-presidente dos Estados Unidos. Negra e filha de imigrantes, ela atraiu um eleitorado mais jovem e engajado à chapa de Biden.

Foto: Getty Images

Mesmo sob pressão

Na corrida eleitoral deste ano, o estado de saúde de Biden passou a ser uma preocupação para eleitores e alvo de críticas entre políticos e os principais jornais americanos. Mesmo sob pressão, Harris sempre se mostrou firme na decisão de apoiar o presidente.

Foto: Getty Images

Sucessora natural?

Joe Biden retribuiu a apoiando para a Casa Branca após o anúncio de desistência. Harris disse estar honrada e afirmou: "Minha intenção é conquistar esta indicação". No entanto, nomes de quatro outras mulheres figuraram na lista dos assuntos mais comentados nas redes sociais para concorrer contra Trump. Entre elas, Michelle Obama.

Foto: Getty Images

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes sociais.

Foto: Getty Images