Mísseis, foguetes e armas: conheça arsenal do Hamas usado contra Israel

Armas têm alcances de até 160 quilômetros de distância

Foto: Sameh Rahmi via Reuters Connect

Conflito

No último sábado, 7, integrantes do Hamas cruzaram a fronteira israelense em um ataque surpresa com mísseis e armas de grande porte na fronteira com Gaza. Próximo ao local, acontecia uma rave, e centenas de pessoas morreram.

Foto: Majdi Fathi/Reuters

Gaza e Israel

O conflito armado entre Gaza e Israel chegou ao 5º dia, e já matou mais de 2.300 pessoas dos dois lados da fronteira --dois dos mortos são brasileiros. Mísseis e foguetes já são utilizados nos confrontos, bem como metralhadoras e até morteiros.

Foto: Reuters

Arsenal do Hamas

O ataque de sábado teve uso de mísseis e foguetes, desde antigos e até os mais novos. Segundo o New York Times, a maioria do armamento seria de design iraniano, e foram levados para a Faixa de Gaza.

Foto: REUTERS/Ronen Zvulun

Distância

Drones e morteiros foram utilizados na invasão a Israel. Mas a capacidade bélica do Hamas está, sobretudo, nos mísseis, que podem chegar de cinco a 160 quilômetros de alcance, mais de duas vezes maior do que a distância de Tel Aviv a Faixa de Gaza.

Foto: Reprodução/Reuters

Armas pesadas

Um dos foguetes usado pelo grupo extremista, o Qassam, pode chegar a pesar 50 kg, carregado com 9 kg de explosivos. A capacidade de distância dele é de 5 a 15 km.

Foto: Ansa

Mísseis

Já o míssil Fajr-5 pode chegar até 75 km de onde foi lançado, assim como o M-75. Os que podem percorrer longas distâncias são o J-80 e o R-160, seus alcances de 80 e 160 km, respectivamente.

Foto: Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images

Acompanhe no Terra

Todos os dias a equipe do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.

Foto: Anadolu via Reuters Connect