O que é Hezbollah, grupo que entrou na guerra Israel-Hamas

Norte de Israel entrou em alerta para ataques de grupo; conheça

Foto: Marwan Naamani/dpa via Reuters Connect

O grupo Hezbollah

O nome do Hezbollah tem aparecido com frequência no noticiário após as tensões em Israel. Nesta terça-feira, 10, na região de Tel Aviv, a milícia xiita libanesa Hezbollah, aliada do Irã, lançou 15 foguetes em direção à Galileia.

Foto: REUTERS/Aziz Taher

Mas quem é o Hezbollah?

O Hezbollah, cujo nome significa "Partido de Alá", é um grupo que atua como partido político no Líbano, originando-se na década de 80 durante a guerra civil libanesa. É designado como grupo terrorista por Israel, Estados Unidos, União Europeia e Conselho de Cooperação do Golfo.

Foto: REUTERS/Ahmed Saad

Inimigo de Israel

Conhecido por ser um inimigo de Israel, o Hezbollah confrontou Israel durante a guerra de 2006 e recentemente demonstrou apoio ao Hamas após ataques ocorridos no último sábado, 7.

Foto: Marwan Naamani/dpa via Reuters Connect

Como grupo surgiu?

O grupo surgiu na Guerra Civil Libanesa de 1982. Os cristãos tinham grande poder e apoiavam Israel, enquanto os muçulmanos defendiam a causa palestina e buscavam mais influência no Líbano. A ocupação israelense levou líderes muçulmanos a criar o Hezbollah para proteger os xiitas, historicamente marginalizados.

Foto: REUTERS/Ahmed Saad

Organização evoluiu

O Hezbollah evoluiu para uma organização com amplo apoio popular, envolvida em atividades sociais e na agricultura para sustentar a região sul do Líbano.

Foto: REUTERS/Emilie Madi

Quem o apoia?

De acordo com levantamento do "Politize!", o Hezbollah é visto no mundo árabe e muçulmano como uma força de defesa contra Israel e a intervenção ocidental no Oriente Médio. Suas atividades sociais a favor dos xiitas o tornam um "Estado dentro do Estado", recebendo simpatia de sunitas e cristãos. Além disso, recebe apoio de países como Síria e Irã.

Foto: REUTERS/Emilie Madi

Por que há países que o condena?

Alguns países condenam o grupo pela contínua hostilidade entre eles e Israel, resultando em mortes civis, mesmo após a retirada das tropas israelenses do Líbano em 2000. O grupo é associado a ataques violentos desde 1980, incluindo o ataque à Embaixada dos EUA no Líbano em 1983 e o ataque à Embaixada do Líbano na Argentina em 1992.

Foto: REUTERS/Ahmed Saad

Há ligação com o Brasil?

Em 2014, a Polícia Federal descobriu uma conexão entre o grupo libanês Hezbollah e a organização criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC).

Foto: REUTERS/Aziz Taher

Como era parceria?

Segundo relatórios da PF obtidos à época pelo jornal O Globo, a parceria começou em 2006, quando ambos grupos passaram a contrabandear armas para o PCC, que, em troca, oferecia proteção aos membros do Hezbollah detidos no Brasil.

Foto: REUTERS/Ahmed Saad

Tríplice fronteira

Além disso, o Hezbollah estava envolvido em atividades na tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai, com seu principal delito na região sendo o tráfico de drogas.

Foto: Marwan Naamani/dpa via Reuters Connect

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Anadolu via Reuters Connect