SOS
O pequeno submarino turístico chamado Titan desapareceu no domingo, 18, enquanto transportava cinco pessoas para visitar os destroços do navio Titanic. (01/12)
Foto: Reprodução
Local
As Marinhas dos EUA e Canadá realizam buscas para encontrar o submarino. As operações ocorrem principalmente no local do naufrágio do Titanic: 600 km a sudeste da costa do Canadá, a cerca 3,8 mil metros de profundidade, no Oceano Atlântico. (02/12)
Foto: Reprodução/Montagem
Estrutura
O Titan é uma estrutura em forma de tubo com 6,7 metros de comprimento. Os turistas e piloto viajam sentados com as pernas cruzados, lado a lado. Não é possível ficar de pé. O veículo tem um único vaso sanitário, que fica escondido atrás de uma cortina. (03/12)
Foto: Reprodução
Pouca visibilidade
A cápsula, que pesa 10 toneladas, tem apenas uma pequena janela oval. A estrutura foi construída para chegar até 4 mil metros de profundidade, ou seja, nas regiões mais frias e escuras do mar. Todo o trajeto é controlado por um controle similar aos de videogame. (04/12)
Foto: Reprodução
Turismo
O submarino faz parte da Ocean Gate, empresa que promove expedições no oceano. Os ingressos podem custar até U$S 250 mil dólares (cerca de R$ 1,1 milhão). (05/12)
Foto: Reprodução
Titanic
A expedição tem em média 8 horas de duração, incluindo ida e volta, até os destroços do Titanic, que naufragou em 1912 e está submerso a 3.800 metros de profundidade. (06/12)
Foto: Reprodução
Contato
O submarino perdeu a comunicação após 1 hora e 45 minutos de iniciar sua descida e já está há mais de 48 horas desaparecido. No início da noite desta esta terça-feira, 20, as identidades das 5 pessoas que estão a bordo da embarcação foram confirmadas. (07/12)
Foto: Reprodução
Bilionário
O bilionário britânico Hamish Harding, de 58 anos, é um dos tripulantes da expedição. Ele chegou a compartilhar nas redes sociais que estava orgulhoso em fazer parte da quinta missão no veículo. Casado e pai de 4 filhos, Harding já viajou ao espaço pela empresa de Jeff Bezos. (08/12)
Foto: Reprodução
Pai e filho
Shahzada Dawood, de 48 anos, e o filho Sulaiman Dawood, de 19, também estavam a bordo. Eles pertencem a uma das famílias mais ricas do Paquistão. Dawood é vice-presidente da Engro Corporation, que fabrica fertilizantes e alimentos. (09/12)
Foto: Reprodução
CEO
Stockton Rush, de 61 anos, é o presidente-executivo e fundador da Ocean Gate, empresa responsável pelo submarino. (10/12)
Foto: Reuters
Pesquisador
O especialista na história do Titanic, o francês Paul-Henry Nargeolet, de 73 anos, seria o piloto da expedição. Além de ser renomado no campo da pesquisa, ele é ex-comandante da Marinha Francesa e especialista em mergulho profundo. (11/12)
Foto: Reprodução
Acompanhe o Terra 🌎︎
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes sociais (12/12)
Foto: Reprodução