Capela de Ossos, em Portugal

Localizada na cidade de Évora, em Portugal, a igreja de São Francisco abriga em seu subsolo um dos monumentos mais estranhos do mundo

Foto: Istock

Capela famosa

Situada em Évora (Portugal), a igreja de São Francisco é famosa pela Capela de Ossos, um monumento considerado único no mundo.

Foto: Istock

Construção antiga

A construção da capela ocorreu entre os séculos XVI e XVII por três monges, e revestida com ossos humanos, tornando-a uma atração peculiar e intrigante em Portugal.

Foto: Istock

Capela de Ossos

Segunda a lenda local, a Capela de Ossos na igreja de São Francisco conta com cerca de 5 mil ossos humanos e alguns deles de soldados caídos em batalhas.

Foto: Istock

Ossos de soldados

Além da lenda dos ossos dos soldados, também acredita-se que tenham sido coletados ossos de cemitérios de igrejas próximas.

Foto: Istock

Sepultamentos em terrenos

Durante a Idade Média, a Igreja Católica proibia a cremação, levando ao aumento da quantidade de sepultamentos nos terrenos das igrejas, resultado em superlotação. Para resolver esse problema, começou-se a utilizar os ossos dos falecidos na construção de igrejas e capelas.

Foto: Istock

Local macabro

Segundo moradores locais, a capela de São Francisco foi construída no dormitório de um dos monges que habitavam o local. Sua construção, que conta com três ambientes, foi projetada para receber luz em apenas três pequenas frestas, deixando o local com um ar macabro.

Foto: Istock

Ossos dos monges

Com ossos nas paredes, chão, teto e pilares revestidos, com crânios em várias partes da construção, o lugar se torna único e diferenciado de outras construções do século. No subsolo da igreja, é possível avistar até um pequeno caixão branco com os ossos dos monges responsáveis pela decoração do interior do local.

Foto: Istock

Acompanhe no Terra

Todos os dias o Terra produz conteúdos para te deixar informado. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Istock