Quem era Alexei Navalny, principal opositor de Putin na Rússia

Ativista morreu na prisão.

Foto: Reuters/Evgeny Feldman/File Photo

Alexei Navalny

Advogado, Navalny foi o líder da oposição russa, que ficou conhecido na década de 2010 por liderar protestos contra o governo. Ele faleceu nesta sexta-feira, 16, na prisão.

Foto: REUTERS/Denis Sinyakov/File Photo

Prisão

Ele foi preso em 2021, acusado de “extremismo”, e cumpriria pena de 19 anos em uma das prisões mais duras da Rússia. No entanto, morreu após apenas três anos do início da pena.

Foto: REUTERS/Evgenia Novozhenina

Morte

Segundo comunicado emitido pela pelo Serviço Penitenciário Federal, Alexei se sentiu mal após uma caminhada e perdeu a consciência. Médicos tentaram reanimá-lo, sem sucesso.

Foto: REUTERS/Denis Sinyakov

Doença

Já a emissora estatal Russia Today informou que Alexei Navalny teria morrido em virtude de uma trombose, nesta sexta-feira, aos 47 anos de idade.

Foto: REUTERS/Maxim Shemetov/File Photo

Histórico

Ao contrário de grande parte dos políticos russos, Navalny não veio de família tradicional nesse ramo. Filho de pequenos empresários, ele se formou em Direito na década de 1990.

Foto: REUTERS/Sergei Karpukhin/File Photo

Formação

Navalny possuía também formação em finanças, um conhecimento que se mostrou útil em suas incursões no ativismo político.

Foto: REUTERS/Maxim Shemetov/File Photo

Corrupção

Alexei ficou conhecido internacionalmente ao expor a corrupção do governo russo, rotulando o partido Rússia Unida, de Putin, como "o partido dos vigaristas e ladrões".

Foto: REUTERS/Liesa Johannsen

Prisões

Ao longo da vida, o ativista e advogado cumpriu várias penas de prisão e tinha milhões de seguidores nas suas redes sociais. Ele organizou muitos protestos contra o governo.

Foto: REUTERS/Sergei Karpukhin/File Photo

Desvio

Ele fez uma denúncia sobre o desvio de US$ 4 bi na operadora de oleodutos Transneft, expondo documentos contra Putin, que não foi condenado. O caso foi emblemático.

Foto: REUTERS/Sergei Karpukhin/File Photo

Redes sociais

Navalny se popularizou por usar as redes sociais. Ele adotou o “social-populismo” para levantar a bandeira anticorrupção e denunciar desigualdades, porém, não discutia reformas.

Foto: REUTERS/Tatyana Makeyeva

Protestos

Alexei organizou uma onda de protestos contra o governo de Putin e a corrupção em várias cidades, que se estenderam por meses, com grande repressão policial.

Foto: REUTERS/Vincent Kessler/File Photo

Condenações

Ele também foi condenado, em 2013, por devio de verba pública, mas a sentença foi suspensa. Também foi acusado de fraude e cumpriu prisão domiciliar.

Foto: REUTERS/Sergei Karpukhin/File Photo

Envenenamento

Há 4 anos, Navalny foi envenenado com o agente Novichok, considerado uma arma química. Ele ficou internado em Berlim em coma induzido por um mês. O governo russo negou envolvimento.

Foto: REUTERS/Tatyana Makeyeva/File Photo

Acompanhe no Terra 🌎

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: REUTERS/Maxim Shemetov/File Photo