Nikolas Ferreira: relembre polêmicas de deputado que viralizou com vídeo sobre o Pix

Foto: Reprodução/Instagram

Um vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) passou das 230 milhões de visualizações e pode ter sido decisivo para o governo federal rever a decisão de aumentar a fiscalização de movimentações pelo Pix.

Foto: Reprodução/Instagram

No vídeo, Nikolas Ferreira compartilhou informações falsas sobre o assunto e sugeriu que o Pix pode vir a ser taxado no futuro.

Foto: Reprodução/Instagram

Segundo a CNN Brasil, pessoas próximas ao presidente Lula (PT) relataram que a repercussão do vídeo foi central nos debates do governo sobre como agir em relação ao tema.

Foto: Reprodução/RedeTV

Em 15/1, Roberto Barreirinhas, secretário da Receita Federal, anunciou o cancelamento da instrução normativa que obrigava instituições financeiras a enviar para o órgão movimentações com Pix e cartão de crédito que ultrapassassem R$ 5 mil no período de um semestre.

Foto: Flickr Miriam Zomer

De acordo com o jornal “Folha de S.Paulo”, o grupo de advogados Prerrogativas, ligado a Lula, irá entrar com representações no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra Nikolas Ferreira. Em resposta ao veículo de imprensa, o parlamentar declarou que o grupo “está sem o que fazer”.

Foto: Reprodução/YouTube

Nascido em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Nikolas Ferreira tem 28 anos. Ele foi o deputado federal mais votado em 2022, com 1,4 milhão de votos.

Foto: Reprodução/redes sociais

O político se descreve como “cristão, conservador e defensor da família”. Nikolas é correligionário e apoiador de primeira ordem do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Foto: Reprodução/Instagram

Nikolas ingressou na política em 2020, quando foi eleito vereador de Belo Horizonte. Na ocasião filiado ao PRTB, ele recebeu 29.388 votos e foi o segundo colocado entre os eleitos.

Foto: Reprodução/Instagram

Criado em um bairro pobre da capital mineira, Nikolas se formou em Direito pela PUC de Minas Gerais.

Foto: www.instagram.com/nikolasferreiradm

Nikolas Ferreira se popularizou pelos discursos inflamados contra a esquerda, centrado em questões como ideologia de gênero e a suposta doutrinação ideológica em universidades públicas.

Foto: Reprodução/Instagram

Desde 2022, quando foi eleito, o parlamentar tem conquistado projeção nacional ao se envolver em polêmicas que renderam processos por seus posicionamentos considerados preconceituosos e contrários à legislação.

Foto: Reprodução/Instagram

Um dos episódios que mais repercutiu foi quando utiizou uma peruca amarela para debochar das pessoas trans no plenário da Câmara dos Deputados, no Dia Internacional da Mulher.

Foto: Reprodução de vídeo

No discurso em que usava peruca, Nikolas declarou que "se sentia mulher" e que as "mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres".

Foto: Reprodução de vídeo Câmara

Nikolas também foi condenado pela Justiça a pagar indenização de R$ 30 mil à deputada federal Duda Salabert (PDT - MG), que é mulher transexual, por danos morais.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados -

A ação judicial referiu-se a declarações de Nikolas em uma entrevista de 2020, quando ele e Duda Salabert eram vereadores em Belo Horizonte. Na ocasião, o hoje deputado disse que seguiria chamando a parlamentar de "ele". "Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é", afirmou.

Foto: Reprodução/Instagram

O deputado federal chegou a ter suas redes sociais bloqueadas entre 13 e 26 de janeiro de 2023 por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão judicial foi tomada após Nikolas Ferreira compartilhar informações falsas sobre fraudes nas eleições do ano anterior e a respeito dos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília.

Foto: Pablo Gomes Almeida/Wikimedia Commons

Em setembro de 2021, durante a pandemia de Covid-19, o então vereador foi barrado de visita ao Cristo Redentor por não apresentar comprovante de vacinação - algo obrigatório por decreto da época. Nikolas Ferreira, então, fez vídeo nas redes sociais para questionar as medidas com uma montagem. “Tome vacina ou aprenda a usar photoshop”, ironizou Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio, em resposta.

Foto: Reprodução

Em um debate com Guilherme Boulos (PSOL-SP), o deputado por Minas declarou que Jesus “não veio ao mundo para combater as desigualdades”. A afirmação fez Nikolas Ferreira ser alvo de um bombardeio de críticas nas redes sociais.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Em fevereiro de 2023, Nikolas Ferreira debochou de imagem da influenciadora Thaís Carla fantasiada de Globeleza. No X (antigo Twitter), o deputado escreveu: “Tiraram a beleza e ficou só o Globo”. Após a publicação ser criticada pelo caráter gordofóbico, Nikolas se manifestou com ironia: “Eu deveria ter tratado a obesidade com romance, como empoderamento e não como doença.

Foto: Reprodução/Instagram

Em uma discussão em sessão da Câmara dos Deputados, Nikolas Ferreira teve um bate-boca acalorado com o deputado André Janones (Avante-MG), com empurrões, insultos e ameaças. Na troca de ofensas,, Janones disse que o adversário era incapaz por não ter conseguido passar no exame da OAB e foi chamado de “palhaço” por Nikolas.

Foto: Camara dos Deputados/Wikimedia Commons -

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução/Instagram