O Julgamento do Século: Há 29 anos, O.J. Simpson era absolvido de assassinato

Foto: wikimedia commons Gerald Johnson

Há 29 anos, em 3/10/1995, O.J.Simpson foi absolvido da acusação de homicídio. As audiências do caso tiveram enorme repercussão e fizeram parte do chamado "Julgamento do Século", tamanho o alcance midiático.

Foto: wikimedia commons Gerald Johnson

A morte de Orenthal James Simpson aos 76 anos, em 10/4/2024, vítima de câncer de próstata, deixou para trás a memória não apenas desse caso, mas de uma vida cheia de polêmicas do ex-jogador de futebol americano.

Foto: reprodução tv band

Simpson foi uma das principais estrelas da NFL, mas também uma figura envolta em controvérsias, inclusive com casos policiais.

Foto: reprodução

Nos anos 1990, ele ficou conhecido por ter sido julgado e absolvido pelo assassinato de sua ex-mulher, Nicole Brown Simpson, e do amigo dela, Ron Goldman.

Foto: reprodução tv band

O caso foi um dos mais midiáticos dos EUA não só por causa da violência e da fama do acusado, mas também por envolver questões raciais. Relembre a trajetória de O.J. Simpson!

Foto: reprodução tv globo

Nascido em 9 de julho de 1947, em São Francisco, EUA, Orenthal James Simpson, mais conhecido como O.J. Simpson, foi jogador de futebol americano e ator.

Foto: wikimedia commons Gerald Johnson

Sua vida foi marcada por grande sucesso no esporte, mas também por um caso de assassinato que o colocou no centro das atenções internacionais.

Foto: reprodução cnn

Depois de se divorciar da primeira esposa, com quem teve três filhos, Simpson se casou em 1985 com a modelo Nicole Brown (foto). Com ela, ele teve mais dois filhos.

Foto: Mickey Osterreicher/ DIvulgação/ ESPN Films

Nicole Brown e o amigo dela, Ronald Goldman, foram mortos a facadas e O.J. foi considerado o principal suspeito do crime. Ele acabou se entregando à polícia depois de negociações.

Foto: reprodução cnn

Na época, ficou constatado que o jogador era ciumento e agressivo, o que acabou prejudicando muito sua defesa.

Foto: wikimedia commons Rick Browne, Los Angeles Times

Cinco anos antes do crime, ele havia sido preso por repetidos atos de violência contra Nicole. Eles já estavam separados desde 1992.

Foto: reprodução cnn

Durante o processo, foram apresentadas várias evidências de culpa contra O.J. Simpson.

Foto: reprodução tv globo

No entanto, O.J. foi declarado inocente em 3 de outubro de 1995. Boa parte das críticas à condução do julgamento era de que o júri, além de ser formado em sua maioria por pessoas negras, teria sido influenciado por argumentos que envolviam racismo.

Foto: reprodução cnn

Transmitido pelas principais redes de TV americanas em 1995, este foi um dos julgamentos por homicídio com maior audiência nos EUA.

Foto: reprodução tv band

Inclusive, o "Julgamento do Século", como ficou conhecido, inspirou várias produções audiovisuais ao longo dos anos.

Foto: wikimedia commons Don Cormier, Los Angeles Times

Uma das mais famosas, “OJ: Made in America” (2016), recebeu o Oscar de Melhor Documentário em 2017.

Foto: divulgação

Em 2008, O.J. Simpson foi considerado culpado por um roubo à mão armada em um hotel-cassino de Las Vegas. O caso tinha acontecido um ano antes.

Foto: wikimedia commons Peter K. Levy

Simpson recebeu uma sentença de 33 anos de prisão, mas conseguiu se qualificar para pedir liberdade condicional por bom comportamento depois de passar nove anos na prisão. Ele saiu em 2017.

Foto: reprodução tv band

Simpson teve uma carreira de destaque no futebol americano, jogando como running back na NFL por 11 temporadas.

Foto: reprodução cnn

Ele se destacou por sua velocidade e agilidade, ganhando diversos prêmios, incluindo o Troféu Heisman em 1968 e o título de MVP da NFL em 1973.

Foto: reprodução cnn

Após sua aposentadoria do esporte em 1979, Simpson foi introduzido no Hall da Fama do Futebol Americano em 1985.

Foto: reprodução / O.J.: Made in America

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: wikimedia commons Gerald Johnson