Observadores documentam 340 espécies de aves na Mata Atlântica em 24 horas

Foto: Flickr Leonardo Brando Lehmann

No último dia 12/10 foi realizado o October Big Day, competição que reúne biólogos de diversas organizações na busca por identificar o maior número de espécies de aves em apenas um dia. Em 24 horas, os participantes conseguiram registrar 340 espécies de aves na Grande Reserva Mata Atlântica.

Foto: Flickr Leonardo Brando Lehmann

No ano passado, o evento havia documentado 242 espécies em 17 horas na área preservada da Mata Atlântica.

Foto: Alexsatsu/Wikimédia Commons

Reconhecida como patrimônio da humanidade pela Unesco, a Grande Reserva Mata Atlântica é uma região com o mais bem conservado trecho desse importante bioma.

Foto: Victor Oliveira Sartório/Wikimédia Commons

Localizada entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, a Grande Reserva Mata Atlântica abrange uma área de cerca de 3 milhões de hectares.

Foto: - Ivano Gutz/Wikimédia Commons

Em 2023, o trecho da reserva no estado de São Paulo foi classificado como a segunda melhor região do Brasil para se observar aves pelo relatório do October Big Day.

Foto: - Renato Gaiga/Wikimédia Commons

O October Bid Day, assim como o Global Big Day (em maio), é organizado pelo eBird, plataforma internacional do Laboratório de Ornitologia de Cornell, da universidade de mesmo nome localizada em Nova York.

Foto: Yerpo/Wikimedia Commons

Os ornitólogos (profissionais da zoologia que estudam as aves) e biólogos que participaram do October Big Day fizeram as observações em diversas cidades.

Foto: Nivaldo Arruda/Wikimédia Commons

Entre os municípios da reserva que foram cenário do levantamento estão Itanhaém e Cananéia, no litoral de São Paulo, e Antonina e Morretes, no Paraná.

Foto: Divulgação/Governo de SP

Apenas na Reserva Natural Guaricica, no município paranaense de Antonina, foram observadas 42 espécies de aves.

Foto: Reginaldo Paranagua/Wikimedia Commons

Aves como o saíra-sete-cores, o suiriri (foto)e o saí-azul foram flagrados na Reserva Natural Guaricica.

Foto: Flickr kemyikeda

Os participantes registraram a observação de aves catalogadas em risco de extinção, entre elas o jaó-do-litoral, a araponga e o tucano-do-bico-preto (foto).

Foto: Flickr Ana Carla

Segundo o coordenador das reservas da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), Reginaldo Ferreira, a diversidade de espécies de aves encontrada na reserva deve-se à riqueza ecológica da área e da preservação dos habitats.

Foto: Flickr Marcus Etiene Carvalho

“Além disso, também sinaliza o potencial para o turismo de natureza, reforçando a necessidade de esforços contínuos de conservação diante de ameaçadas como a caça e a captura ilegall de aves silvestres”, declarou Reginaldo Ferreira ao site “Conexão Planeta”.

Foto: Otávio Nogueira/Wikimédia Commons

O Brasil está entre os três países com maior diversidade de aves do mundo, ao lado dos também sul-americanos Colômbia e Peru. De acordo com dados mais recentes do SAAC (Comitê de Classificação Sul-Americano), são 1.859 espécies em território brasileiro.

Foto: Flickr Ricardo Gentil

Entre as aves típicas da fauna brasileira estão o Bem-te-vi, a Gralha do Campo, o Picapau verde barrado e o Sabiá laranjeira.

Foto: Flickr silene andrade

A Mata Atlântica é um dos seis biomas brasileiros - os outros são Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampa e Pantanal.

Foto: Leila pena/Wikimédia Commons

Ela ocupa 17% do território brasileiro, passando por todo o litoral, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e se faz presente em 17 estados do Brasil.

Foto: Flickr Higino Silva

A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais com maior diversidade no mundo. Com o status de patrimônio nacional desde 1988, o bioma também aparece na lista dos mais ameaçados.

Foto: Renato Augusto Martins/Wikimédia Commons

Originalmente, a floresta se estendia por 1,3 milhão de quilòmetros quadrados, mas hoje restam apenas 24% da Mata Atlântica, de acordo com dados da Fundação SOS Mata Atlântica.

Foto: Felipe José Ferreira/Wikimédia Commons

Além da biodiversidade, o bioma é vital para atividades e serviços como agricultura, pesca, geração de energia elétrica, abastecimento de água e turismo.

Foto: João P. Burini/Wikimédia Commons

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Flickr Leonardo Brando Lehmann