Os menores países do mundo em área territorial

Foto: Maik por Pixabay

VATICANO, EUROPA: 0,44 km² - Tem cerca de 800 habitantes. Localizado dentro da cidade de Roma, é o centro da Igreja Católica e a residência oficial do Papa. Apesar do pequeno tamanho, é rico em história e cultura, abrigando a Basílica de São Pedro e os Museus Vaticanos, onde está a famosa Capela Sistina com obras de Michelangelo.

Foto: Maik por Pixabay

MÔNACO, EUROPA: 2,02 km² - Com 39.000 habitantes, Mônaco é conhecido por ser um destino luxuoso na Riviera Francesa. É famoso pelo Grande Prêmio de Fórmula 1, os cassinos de Monte Carlo e um cenário repleto de iates e mansões. O país é também um paraíso fiscal que atrai residentes ricos de várias partes do mundo.

Foto: Imagem de Julius Silver por Pixabay

NAURU, OCEANIA: 21 km² - Tem cerca de 12.000 habitantes. Localizado no Pacífico Sul, é conhecido por sua exploração de fosfato, que já foi sua principal riqueza econômica. Hoje, o país enfrenta desafios ambientais e econômicos devido ao esgotamento desse recurso natural.

Foto: Wawirck Biggs - Flickr

TUVALU, OCEANIA: 26 km² - Com cerca de 11.000 habitantes, Tuvalu é um arquipélago de pequenas ilhas no Pacífico. É ameaçado pela elevação do nível do mar e depende de ajuda internacional para desenvolvimento. Sua cultura é rica, com danças tradicionais e uma forte conexão com o mar.

Foto: François Gemenne - Flickr

SAN MARINO, EUROPA: 61 km². - San Marino tem cerca de 34.000 habitantes e é considerada a república mais antiga do mundo, fundada em 301 d.C. Situado no centro da Itália, o país tem belas paisagens montanhosas e castelos medievais que atraem turistas. Sua economia é impulsionada pelo turismo e pela exportação de selos e moedas.

Foto:

LIECHTENSTEIN - EUROPA : 160 km²: Localizado entre a Suíça e a Áustria, é famoso por suas paisagens alpinas e como um centro financeiro. Liechtenstein é uma monarquia constitucional e tem um dos padrões de vida mais altos do mundo, com um sistema econômico baseado na indústria, turismo e serviços bancários.

Foto: Pixabay

ILHAS MARSHALL - OCEANIA: 181 km²: Um país insular no Pacífico composto por 29 atóis e 5 ilhas isoladas, famoso por sua biodiversidade marinha e pela cultura polinésia. Enfrenta desafios como as mudanças climáticas, com aumento do nível do mar ameaçando sua existência a longo prazo.

Foto: Youtube/Before You Go

SÃO CRISTÓVÃO E NÉVIS - AMÉRICA DO NORTE: 261 km²): Esta nação insular no Caribe é conhecida por suas praias paradisíacas e rica história colonial. Depende principalmente do turismo, produção de açúcar e serviços financeiros para sustentar sua economia.

Foto: giggel wikimedia commons

MALDIVAS - ÁSIA -300 km²: Composta por cerca de 1.200 ilhas no Oceano Índico, é um destino turístico de luxo, conhecido por suas praias de areia branca e resorts de alto padrão. É um dos países mais vulneráveis ao aumento do nível do mar devido à sua baixa altitude.

Foto: Reprodução TV Globo

MALTA - EUROPA - 316 km²: Um arquipélago no Mar Mediterrâneo com rica história de invasões e domínio de grandes impérios. Malta é reconhecida por seu patrimônio histórico, economia diversificada e como um dos menores membros da União Europeia.

Foto: Flickr Isaias Malta

GRANADA - AMÉRICA DO NORTE -- 344 km²): Conhecida como "Ilha das Especiarias", destaca-se pela produção de noz-moscada e outros temperos. É uma nação montanhosa e tropical no Caribe, cuja economia gira em torno do turismo, exportação agrícola e pesca.

Foto: Jhwelsch wikimedia commons

SÃO VICENTE E GRANADINAS - AMÉRICA DO NORTE - 389 km²: Outro paraíso caribenho, conhecido pelas plantações de banana e turismo relacionado a veleiros. Composta pela ilha principal, São Vicente, e várias pequenas ilhas, mantém uma biodiversidade notável.

Foto: Richard Todd por Pixabay

BARBADOS - AMÉRICA DO NORTE - 430 km²: Situado no Caribe, o país se destaca por sua cultura vibrante, praias de areia coralina e herança como ex-colônia britânica. Possui uma economia diversificada com turismo, serviços financeiros e produção de rum.

Foto: Barry Haynes - Wikimédia Commons

ANTIGUA E BARBUDA - AMÉRICA DO NORTE - 442 km²: Composta por duas ilhas principais e várias menores, é famosa por suas 365 praias, uma para cada dia do ano. O turismo é o principal motor econômico, atraindo visitantes pelo charme tropical e atividades aquáticas.

Foto: divulgação

SEYCHELLES - ÁFRICA - 455 km²: Um arquipélago de 115 ilhas no Oceano Índico, famoso por suas praias intocadas e biodiversidade única. A economia é fortemente apoiada no turismo, pesca e exportação de coco e baunilha.

Foto: Tobias Alt wikimedia commons

PALAU - OCEANIA - 459 km²: Localizado no Pacífico, Palau é um arquipélago de aproximadamente 340 ilhas, conhecido por suas águas cristalinas e rica vida marinha. Sua economia depende principalmente do turismo e da pesca, além de ser famosa pelo Patrimônio Mundial Subaquático, como o Lago das Medusas.

Foto: Reprodução/ Visit Palau

ANDORRA - EUROPA - 468 km²: Situado nos Pirineus entre a França e a Espanha, é um principado famoso por seu turismo de inverno e status de paraíso fiscal. A economia do país gira em torno do turismo, especialmente de esqui, e de compras livres de impostos.

Foto: Imagem de joannaaustin por Pixabay

SANTA LÚCIA - AMÉRICA CENTRAL - 616 km² - Localizada no Caribe, Santa Lúcia é famosa por suas praias vulcânicas e montanhas exuberantes, como o Pico de São Lourenço. A economia do país depende do turismo e da agricultura, especialmente de bananas. A nação também é conhecida por sua rica herança cultural afro-caribenha.

Foto: Imagem de Jolyne D por Pixabay

ESTADOS FEDERADOS DA MICRONÉSIA - OCEANIA - 702 km² - Composto por quatro estados independentes, esse país do Pacífico oferece uma grande diversidade cultural e geográfica. Sua economia é voltada principalmente para a pesca e para a assistência financeira externa, sendo muito vulnerável a desastres naturais. A Micronésia também se destaca por sua herança histórica e locais tradicionais.

Foto:

SINGAPURA - ÁSIA - 719 km² - Cingapura é um centro financeiro global com uma economia diversificada. Sua localização estratégica favorece o comércio internacional e o porto de Cingapura é um dos mais movimentados do mundo. O país é também renomado pela sua infraestrutura moderna e políticas ambientais rigorosas.

Foto: Bob Gardner - Flickr

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Maik por Pixabay