Pra quem não viu: A morte do jovem que sobreviveu a resgate em caverna da Tailândia

Foto: Reprodução

A notícia da morte de Duangpetch Promthep foi um dos assuntos que causaram mais comoção pública em 2023. O tailandês tinha 17 anos e ficou famoso em 2018, ao ser resgatado de uma caverna que havia sido inundada. O FLIPAR publicou e republica para quem não viu.

Foto: Reprodução

O jovem foi encontrado desacordado no seu quarto, na Inglaterra, e morreu dias depois, em fevereiro de 2023. A BBC, rede britânica de televisão, confirmou a notícia com amigos de Duangpetch Promthep.

Foto: Reprodução

Ele foi encontrado com uma lesão na cabeça. O adolescente estava morando na cidade inglesa de Leicester, numa região a leste do centro do país.

Foto: Reprodução

O jovem matriculou-se na Brooke House College Football Academy, em Leicester, no final de 2022. Lá, jogava futebol e cursava o Ensino Médio. Seu apelido era Dom.

Foto: Youtube Canal Guardian News

Em 2018, o adolescente quando ficou cerca de duas semanas preso na caverna Thuam Lamg (foto), na província de Chiang Rai, no Norte da Tailândia. A caverna estava inundada por conta de fortes chuvas.

Foto: NBT - Wikimédia Commons

Na ocasião, ele tinha 13 anos e era atacante e capitão do Wild Boars (javalis selvagens em português e Moo Pa, em tailandês). Dom era reconhecido pelo seu senso de liderança e bom humor.

Foto: Reprodução facebook

Dom ficou preso junto com o treinador do time de futebol e outros 11 garotos. Eles tinham de 11 a 16 anos. Já o treinador, Ekkapol Chantawong (foto), mais conhecido como Ake, tinha 25 anos e é um ex-monge budista.

Foto: Reprodução facebook

Os 13 entraram na caverna em 23/6/2018. Horas depois, foram dados como desaparecidos. Eles foram encontrados com vida nove dias depois. O resgate, porém, demorou para começar, por causa de estudos de viabilidade. Eles saíram entre os dias 8 e 10 de julho.

Foto: Reprodução facebook

No dia 6 de julho, um mergulhador morreu enquanto voltava de uma expedição que levou alimentos para os jovens. Saman Kunan, de 38 anos, era sargento de reserva da marinha. O resgate envolveu cerca de 1.000 profissionais, da Tailândia e de outros países.

Foto: Reprodução

Durante o resgate, eles foram sedados para não sentirem hipotermia. O grupo foi convidado para ir à final da Copa do Mundo de 2018, no dia 15 de julho. Mas eles não puderam ir por ordem médica.

Foto: Youtube canal Band Jornalismo

Agora, conheça algumas das maiores cavernas do mundo. Não há uma lista universalmente aceita. De acordo com o Guinness Book, o livro oficial dos recordes, a maior é Hang Son Doong, no Vietnã. Ela tem 9 km de extensão e 200 metros de altura.

Foto: Doug Knuth - Wikiméda Commons

Nesta caverna, é possível empilhar 6 estátuas do Cristo Redentor. A área também é maior do que a da praia da Boa Viagem, no Recife. Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2003, ela foi descoberta em 1991, por acaso, por um agricultor local.

Foto: PortalDeltaNet - Flickr

Já em termos de extensão, a maior é a Mammoth, no estado americano de Kentucky. São cerca de 620 km, distância um pouco maior do que ir de São Paulo a Belo Horizonte de carro.

Foto: Bruce Cage - Flickr

A caverna é turística, com dezenas de espécies de plantas e animais. Há um parque dentro dela, de cerca de 214 km², inaugurado em 1941. Também é Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Lá dentro, ainda há fósseis.

Foto: Margaret River - Flickr

A Eisriesenwelt, na Áustria, é reconhecida como a maior caverna de gelo do mundo. Ela tem 42 km de extensão e fica no alto da Montanha da Áustria.

Foto: Natur- und Wellnesshotel - Flickr

Localizada a cerca de 40 km da cidade de Salzburgo, famosa por ser a terra natal do compositor Mozart, a caverna foi descoberta em 1879, é rica em magnésio e hoje também recebe turistas.

Foto: Natur- und Wellnesshotel - Flickr

O Sistema dos Ojos é um grupo de cavernas, uma colada na outra, que juntas foram o maior complexo de cavernas subaquáticas do mundo . Ao todo elas têm uma extensão de 319 km, na Península de Yucatán. Esta, por sua vez, se divide entre México, Belizes e Guatemala.

Foto: dronepicr - Wikimédia Commons

O local também atrai turistas do mundo inteiro. A exploração da região começou na década de 1980, nas redondezas da cidade de Tulum. Essa região também é rica em praias e parques aquáticos.

Foto: Dag Lindgren - Wikimédia Commons

A Península de Yucatán tem também o sistema Ox Bel Ha, com cerca de 256 km de cavernas subaquáticas. Esses dois sistemas ficam na parte mexicana, no estado de Quintana Roo.

Foto: outube Canal David Dusek

Já a caverna Optymistychna, na Ucrânia, é a maior de gesso do mundo, com cerca de 230 km de extensão, numa área de 2 km². Ela foi descoberta em 1966.

Foto: Reprodução Facebook

Já a Thuam Lamg, onde o menino e o time foram resgatados em 2018, tem uma área conhecida de 10 km. A caverna tem muita lama, principalmente quando chove, e rochas. Assim, não é ponto turístico, e apenas 2 km foram já receberam seres humanos, por causa dos percalços.

Foto: Reprodução

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução