Chegou o momento de relembrar o que de mais importante rolou no ano. 2018 foi repleto de mudanças: no cenário político, esportivo, econômico, cultural e internacional. Ano de eleições, de Copa, de políticos presos, de nova ordem mundial. Veja a seguir na retrospectiva do Terra.

Foto: Montagem

Caminhoneiros criaram dor de cabeça até para próximo governo

Movimento emparedou Temer, derrubou presidente da Petrobras e instaurou caos econômico em todo o País.

Foto: Reuters

Morte de Marielle Franco, em março, segue sem explicações

Vereadora conhecida por seu embate contras as milícias e crítica da violência policial no RJ foi assassinada a tiros quando voltava para casa. O motorista do automóvel onde estava a vereadora, Anderson Pedro Gomes, também morreu. Já uma assessora de Marielle foi atingida apenas por estilhaços e sobreviveu.

Foto: Futura Press

Neymar vira piada, assédios, Copa das zebras e França bicampeã

Com quedas prematuras de Brasil, Alemanha, Espanha e Argentina, Croácia fez história chegando à final e França voltou a comandar o futebol mundial.

Foto: Reuters

Facada, fake news e fim do domínio do PT após 4 pleitos

Teve de tudo nas eleições que acabaram com a vitória conturbada e histórica de Jair Messias Bolsonaro, novo presidente do Brasil a partir de 2019.

Foto: Futura Press

Lula, Richa, Pezão e mais políticos vão para cadeia em 2018

Grandes nomes do cenário político brasileiro foram parar atrás das grades em 2018. Além do ex-presidente, a lista conta com governadores e ex-governadores, prefeitos, deputados, vereadores e assessores do presidente Temer.

Foto: Reuters

Cruzeiro bi da Copa do Brasil, Palmeiras campeão brasileiro

2018 foi uma das temporadas mais equlibradas dos últimos anos no Brasil. O Cruzeiro mais uma vez levou a Copa do Brasil. O Palmeiras mostrou a força do seu elenco e a redenção de Felipão ao conquistar o Brasileiro. Teve ainda o Atlético-PR campeão da Sul-Americana, o primeiro título internacional do clube.

Foto: Reuters

Ano de casamentos: os famosos que disseram "sim" no altar

Príncipe Harry e Meghan Markle, Klebber Toledo e Camila Queiroz, Nick Jonas e Priyanka Chopra, Isis Valverde e André Resende, Kit Harington e Rose Leslie, Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello: o que não faltou foi festa em 2018.

Foto: Reprodução

Denúncias e rejeição recorde marcam fim do governo Temer

Com emedebista no poder, Brasil saiu da recessão e viu a inflação cair, mas o desemprego cresceu e o rombo fiscal aumentou.

Foto: Reuters

Daniel, Vitória, dr. Bumbum: os casos policiais que abalaram o Brasil

Vitória Gabrielly, Cecília Hadadd, Janaína Romão, Paulo Gaspar, Lilian Calixto, Tatiane Spitzner, Leda Maria, Daniel Corrêa, Rayane Paulino, Karina Garofalo, Fabiane Fernandes, Gabriel Vilas Boas, Erika de Lima, Samanta Melissa, Romualdo Rosário. Talvez você não se lembre quem foram essas pessoas, mas deve conhecer suas histórias.

Foto: Montagem

Coreias unidas, Brexit e polêmicas de Trump agitam o mundo

Das Coreias à Argentina, 2018 foi ano movimentado e recheado de fatos históricos. Além de grandes desentendimentos entre líderes, como a guerra comercial entre Estados Unidos e China, assuntos domésticos em alguns países também viraram notícia global, caso dos protestos na França.

Foto: Reuters

Trump, Salvini, Bolsonaro: direita se consolida e se une contra grandes blocos

Grupos obtiveram vitórias expressivas e viram líderes de direita e extrema-direita consolidarem suas conquistas dos últimos anos e passaram a se organizar internacionalmente. Mas agora têm o maior expoente, Donald Trump, sob ataque cerrado nos EUA.

Foto: Reuters

Nobel, descobertas em Marte e mais: o 2018 da ciência

2018 foi um ano de conquistas e perdas no campo da ciência. Enquanto se comemorou a entrega do Nobel de Física para a cientista canadense Donna Strickland - a 1ª mulher a vencer a condecoração desde 1963, a construção do maior acelerador de partículas do Brasil, o Projeto Sirius, e que vimos um transplante facial com auxílio de uma impressora 3D, também vimos os efeitos colaterais do aquecimento global, que tornou este ano o quarto mais quente da história.

Foto: Reuters

Drama de venezuelanos refugiados preocupa o mundo e afeta o Brasil

A crise dos refugiados venezuelanos atingiu o auge em 2018, com milhões de pessoas tendo deixado o país fugindo da falta de alimentos ou acesso a remédios e saúde, além de perseguição política. Grande parte dos venezuelanos entrou no Brasil através da fronteira com Roraima. A crise fez com que o governo Temer decretasse intervenção federal no Estado.

Foto: BBC News Brasil

Ameaça terrorista leva medo à Europa e Oriente Médio em 2018

2018 foi um ano em que, infelizmente, mais uma vez, o mundo esteve cercado pelo terror. Diversos casos de atentados terroristas, das mais diferentes causas, tomaram os noticiários pelo mundo, principalmente na Europa e no Oriente Médio.

Foto: Deutsche Welle

Rainha do soul, rainha do samba, mestre dos quadrinhos, "Odete Roitman", Catra: os famosos que nos deixaram

Na música, no teatro, no cinema, gastronomia, na física e televisão. O ano de 2018 foi marcado pela despedida de diversas personalidades. Stephen Hawking, Aretha Franklin e Stan Lee são alguns dos nomes de famosos que nos deixaram, mas não sem imprimir a sua marca na nossa história.

Foto: Montagem

Crise no sistema prisional brasileiro: ano de rebeliões, mortes e fugas em presídios

Uma série de rebeliões aconteceu em penitenciárias em todo o Brasil em 2018: Goiás, Rio de Janeiro, Pará, Amazonas, Curitiba, Rio Grande do Norte, Tocantins.. a confusão se espalhou por todo o País.

Foto: Estadão Conteúdo

Incêndio do Museu Nacional e tsunamis: as tragédias do ano

Em 2018, alguns eventos inesperados deixaram marcas profundas que jamais serão apagadas. É o caso do incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que havia completado 200 anos em junho e cujo acervo de 20 milhões de itens históricos foi quase todo destruído. Houve ainda o desabamento de edifício em São Paulo, o resgate dos meninos na Tailândia, furacões nos EUA, entre outros.

Foto: Estadão Conteúdo