Rio com 'buracos' é atração curiosa na Floresta Amazônica

O dia da Amazônia comemora-se nesta quinta-feira (5/9). O dia é um marco que faz lembrar da necessidade urgente de conservar esse bioma.

Foto: Neil Palmer

Por ser tratar de uma grande floresta, há muitos fenômenos poucos explicáveis. Os "buracos" misteriosos entram nesta lista fascinante.

Foto: wikimedia commons Highwaygreen

Nas vastas e belas terras da Floresta Amazônica, surgiu um fenômeno fascinante que tem despertado a curiosidade de muitos: os enigmáticos "buracos" no fundo do Rio Mutum.

Foto: reprodução instagram

O espetáculo singular fica localizado a 110 quilômetros de Manaus, no município de Presidente Figueiredo.

Foto: reprodução instagram

A peculiaridade geológica ficou conhecida localmente como “marmitas” ou “panelas”.

Foto: reprodução instagram

O fenômeno, que desafia explicações lógicas, tem inspirando teorias diversas.

Foto: reprodução instagram

Quando vistos de cima, os círculos alinhados se parecem com uma obra de arte da natureza, e quando vistos do nível da água, lembram jacuzzis naturais encaixadas nas rochas.

Foto: reprodução instagram

São cerca de 11 poços circulares, cada um com seu próprio tamanho e profundidade.

Foto: reprodução instagram

Em 2023, a especialista em geodiversidade Isabela Apoema, que faz mestrado na Universidade Federal do Amazonas, deu uma explicação intrigante acerca da formação.

Foto: reprodução instagram

Segundo ela, a água que flui com força age como uma esponja, penetrando nas rochas, absorvendo seus sedimentos e os levando pela correnteza.

Foto: reprodução youtube

Conforme esses sedimentos são aos poucos removidos, os buracos se ampliam e ficam mais profundos, como se a rocha fosse cuidadosamente retirada grão por grão.

Foto: reprodução zappeando

A região de Presidente Figueiredo conta com uma diversidade de terrenos acidentados, que cria um ambiente ideal para o surgimento de várias cachoeiras.

Foto: flickr MTur Destinos

Além dos misteriosos "buracos", a Cachoeira do Mutum tem sua própria queda d'água, com sua praia atraente para turistas e areias brancas.

Foto: reprodução instagram

A geóloga Isabela Apoema também destaca a importância do Geoparque Cachoeiras do Amazonas, criado em 2011, que adota uma abordagem completa para o geoturismo.

Foto: flickr lubasi

Essa abordagem inclui abraçar e divulgar o conhecimento científico, a preservação do patrimônio e a divulgação de informações importantes para todos os públicos.

Foto: flickr MTur Destinos

Quando as pessoas da região aproveitam suas cachoeiras preferidas, frequentemente encontram indícios geológicos e até fósseis.

Foto: wikimedia commons Luciano cta

De acordo com Apoema, criar geoparques não só apoia o turismo sustentável, mas também impulsiona o crescimento das comunidades locais, criando empregos e oportunidades.

Foto: flickr MTur Destinos

Para curtir algumas das verdadeiras preciosidades de Presidente Figueiredo, como a Cachoeira do Mutum, é preciso topar uma aventura mais ousada.

Foto: divulgação / governo do amazonas

Isso porque é preciso pegar uma trilha de terra com seis quilômetros, acessível apenas por veículos 4x4, a pé ou por "paus de arara," um meio de transporte alternativo para grupos, leva os visitantes até o centro desse espetáculo natural.

Foto: reprodução youtube

O fascinante lugar conta ainda com outros lugares surpreendentes, como a impressionante Caverna do Maroaga e a Gruta da Judeia, que fazem parte das inúmeras formações geológicas da área.

Foto: wikimedia commons ThiagoALacerda

Presidente Figueiredo é um município localizado em Manaus, no estado do Amazonas. O local ficou conhecido como a "Terra das Cachoeiras" devido à abundância de quedas d'água na região.

Foto: wikimedia commons James Martins

O município tem uma área de 25 mil km² e sua população, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, era de 37.193 habitantes.

Foto: flickr lubasi

Algumas das cachoeiras mais famosas de Presidente Figueiredo são a Cachoeira do Urubuí, Cachoeira da Pedra Pintada, Cachoeira do Urubu (foto) e Cachoeira do Santuário.

Foto: wikimedia commons GLandovsky

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Neil Palmer