Rua 25 de Março: a história do maior centro comercial a céu aberto da América Latina
Fundada há 160 anos, no dia 25/03/1865, a rua 25 de Março, em São Paulo, é considerada o maior centro comercial a céu aberto da América Latina.
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Em seus primeiros anos de existência, ainda na época do Brasil imperial, mais de duas décadas antes da proclamação da República, a 25 de Março era palco de comércio modesto, com barracas e feiras ao ar livre.
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A área em que ocorreu grande expansão urbana e resultou no que hoje é um fervilhante espaço comercial era inicialmente atravessada pelo Rio Tamanduateí, que corta a região metropolitana de São Paulo.
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Até o fim do século XIX, as águas do Tamanduateí ainda corriam às margens da 25 de Março.
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Nas décadas seguintes, enchentes devastadoras fizeram o poder público empreender obras de canalização do rio até que a 25 de Março adquirisse as características atuais.
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A rua, hoje uma das mais famosas de São Paulo, foi batizada com esse nome em homenagem à primeira Constituição do Brasil, outorgada pelo imperador Dom Pedro I em 25 de março de 1824.
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Vale lembrar que essa Constituição nacional durou até 1891, quando foi promulgada a primeira carta do Brasil republicano. Já a Constituição atual foi promulgada em 1988.
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Antes de 25 de Março, a localidade recebeu outros nomes, como rua Várzea do Glicério, rua das Sete Voltas e rua de Baixo.
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Rua de Baixo era justamente o nome vigente quando o vereador Malaquias Rogério fez a proposta de mudança do nome não somente dessa como de outras vias paulistanas.
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Segundo os registros históricos, os primeiros comerciantes documentados na região eram árabes.
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Esses imigrantes importavam tecidos e foram, por algum tempo, os principais responsáveis pelas atividades comerciais na 25 de Março.
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Nas décadas seguintes, o espaço comercial foi ganhando força com o desenvolvimento econômico e a crescente urbanização da cidade.
Foto: Instagram @rua25demarcosp
De acordo com o site da Prefeitura de São Paulo, no fim da década de 1920 o espaço já tinha cerca de 580 mil habitantes e mais de 500 lojas.
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No final dos anos 1970 surgiram as primeiras estações de metrô próximas à região onde está localizada a 25 de Março, acelerando a dinâmica econômica da área.
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Nos anos 1950, a 25 de Março teve um impulso decisivo com a construção de lojas permanentes e de galerias comerciais, solidificando a condição de maior comércio a céu aberto da América Latina.
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Na década de 1980, o espaço chegou a seu auge comercial, atraindo os moradores locais atrás de bons preços, além de turistas.
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A fama para além das fronteiras paulistanas fez a 25 de Março atrair imigrantes, como sírios, libaneses e chineses.
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Atualmente, o espaço conta com mais de 3 mil estabelecimentos comerciais e recebe em média 400 mil pessoas por dia, uma multidão à procura de produtos variados.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Em épocas de festas, especialmente do Natal, o fluxo de consumidores mais que dobra na 25 de Março, chegando a até 1 milhão de pessoas em um único dia.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma das características que faz da 25 de Março um ambiente fervilhante é a variedade de produtos e preços ofertados em lojas e também por vendedores ambulantes.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
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