Segurança máxima: Os criminosos mais temidos dos EUA ficaram nessas prisões

As prisões de segurança máxima nos EUA , conhecidas como "supermax", são instituições projetadas para abrigar os criminosos mais perigosos do país.

Foto: ErikaWittlieb por Pixabay

Com um nível extremo de vigilância e controle, essas prisões costumam ter medidas rigorosas para evitar fugas e controlar o comportamento dos detentos.

Foto: Tomasz por Pixabay

Conheça alguns exemplos de prisões de segurança máxima nos EUA e presos famosos que estiveram — ou ainda estão — por lá!

Foto: vero_vig_050 por Pixabay

ADX Florence (Florence, Colorado): Conhecida como "Alcatraz das Montanhas Rochosas", essa penitenciária é considerada a prisão federal de segurança máxima mais segura dos Estados Unidos. Foi inaugurada em 1994.

Foto: Federal Bureau of Prisons wikimedia commons

Os detentos da ADX Florence vivem em isolamento quase total, com pouquíssimo contato humano. Suas celas são projetadas para minimizar qualquer possibilidade de fuga e são monitoradas 24 horas por dia.

Foto: Ichigo121212 por Pixabay

Abriga criminosos famosos, como o traficante mexicano "El Chapo" Guzmán, o terrorista americano Theodore Kaczynski ("Unabomber" - foto) e o terrorista paquistanês Ramzi Yousef.

Foto: Divulgação FBI

USP Marion (Marion, Illinois): Originalmente uma prisão comum, a USP Marion foi transformada em uma prisão de segurança máxima após incidentes violentos na década de 1980.

Foto: wikimedia commons/Federal Bureau of Prisons/Agencia Federales de Prisiones

É conhecida por ter introduzido o conceito de “Supermax” nos EUA, com regime de confinamento prolongado e isolamento rigoroso.

Foto: RDNE Stock project

John Gotti, gângster conhecido como "Dapper Don" e chefe da família Gambino, cumpriu pena em Marion até sua morte em 2002.

Foto: Divulgação

USP Leavenworth (Leavenworth, Kansas): É uma das prisões federais mais conhecidas e antigas dos Estados Unidos, operando desde 1903.

Foto: wikimedia commons Americasroof

Embora ela já tenha sido considerada a maior prisão de segurança máxima do país, atualmente opera como uma instituição de segurança média.

Foto: wikimedia commons/Federal Bureau of Prisons/Agencia Federal de Prisiones

Entre os notáveis presos que passaram por Leavenworth estão "Machine Gun" Kelly (famoso gângster da era da Grande Depressão) e Carl Panzram (assassino em série confesso, conhecido por ter matado dezenas de pessoas - foto).

Foto: wikimedia commons/Oregon

USP Atlanta (Atlanta, Geórgia): Fundada em 1902, essa penitenciária se destacou tanto por seu tamanho quanto por sua arquitetura imponente e foi planejada para abrigar um grande número de detentos com um nível de segurança elevado.

Foto: wikimedia commons/Federal Bureau of Prisons/Agencia Federal de Prisiones

Ao longo de sua história, a USP Atlanta já abrigou criminosos de renome, incluindo mafiosos, traficantes de drogas e até prisioneiros de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.

Foto: wikimedia commons/autor desconhecido

Entre seus presos mais notórios, destaca-se o famoso gângster Al Capone, que ficou brevemente em Atlanta antes de ser transferido para Alcatraz.

Foto: Divulgação

San Quentin State Prison (San Quentin, Califórnia): Fundada em 1852, é a penitenciária estadual mais antiga da Califórnia, conhecida principalmente por seu corredor da morte — a prática foi suspensa em 2006.

Foto: wikimedia commons/Frank Schulenburg

Na foto, um exemplar de como era a câmara de gás utilizada na prisão para executar presos.

Foto: wikimedia commons/California Department of Correction and Rehabilitation

Tem uma capacidade oficial para cerca de 3.000 detentos e abrange diferentes níveis de segurança, embora seja mais conhecida como uma prisão de segurança máxima para criminosos violentos.

Foto: wikimedia commons Staunited

Alguns dos criminosos mais famosos que passaram por lá são: Charles Manson (morreu em 2017 - foto), líder de um culto responsável por uma série de assassinatos brutais nos anos 1960, e Sirhan Sirhan, assassino do senador Robert F. Kennedy.

Foto: domínio público

USP Florence High (Florence, Colorado): Faz parte do complexo penitenciário conhecido como Florence Federal Correctional Complex (FCC Florence), que inclui também a famosa ADX Florence.

Foto: wikimedia commons US Department of Justice

Embora tenha um nível ligeiramente menor de segurança do que a ADX Florence, a USP Florence High é igualmente rígida, projetada para abrigar prisioneiros de alta periculosidade.

Foto: Tyler Rutherford Unsplash

O terrorista Sayfullo Saipov, condenado a mais de 10 prisões perpétuas por dirigir uma picape que matou oito pessoas em 31/10/17, em Nova York, é um dos criminosos mais célebres que estiveram na USP Florence High.

Foto: wikimedia commons Gh9449

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: ErikaWittlieb por Pixabay