Shows, desfile, esquema de segurança e mais

Posse de Lula no dia 1º de janeiro terá, além do rito oficial, festival de shows e segurança reforçada

Foto: Estadão Conteúdo

Shows e artistas

A posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contará com todo o rito oficial da cerimônia, mas também com muitos shows e apresentação de artistas em Brasília.

Foto: Reuters

Nomes confirmados

A esposa de Lula, Janja, revelou o nome de alguns artistas confirmados, como Pablo Vittar, Gabi Amarantos, Martinho da Vila, Chico César, Teresa Cristina, Fernanda Takai, Johnny Hooker, Odair José, Otto, Tulipa Ruiz, Maria Rita, Valeska Popozuda, entre outros.

Foto: Reprodução Facebook

'Festival do Futuro'

A futura primeira-dama, que coordena a organização da posse, disse que o evento de shows se chamará 'Festival do Futuro' e terá dois palcos batizados de Gal Costa e Elza Soares.

Foto: Reprodução/Instagram

Apresentadores

A futura primeira-dama também divulgou quem irá apresentar o festival. O comando ficará com a dupla Paulo Vieira e Titi Müller

Foto: Reprodução Instagram

Palco com cores do Brasil

Janja também revelou uma simulação da distribuição dos palcos da festa de posse de Lula. A estrutura, montada na Esplanada dos Ministérios, traz as cores do Brasil colorindo os dois palcos.

Foto: Estadão Conteúdo

Caravanas

Para a festa, muitas caravanas vão chegar até Brasília no dia da posse de Lula. "Assim que terminar a posse no Planalto, a gente começa com os palcos, às 18h30. A ideia é fazer o dia inteiro de atividades, desde o início da manhã, com algumas atividades culturais", detalhou Janja.

Foto: Estadão Conteúdo

Desfile no Rolls Royce

Além dos shows, a posse terá todo o rito oficial que todos os presidentes que assumiram o mandato passaram. A cerimônia tem início com o tradicional desfile de Rolls Royce pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional.

Foto: Reuters

Discurso e juramento

Ao chegar ao Congresso Nacional, Lula fará um discurso e o juramento à Constituição. É o momento também de cumprimentar os parlamentares, que serão necessários para a sua governabilidade. Será a terceira vez que o petista realizará esse ritual.

Foto: Cro Magnon / Alamy

Subida da rampa

Do Congresso, Lula se dirige ao Palácio do Planalto e, novamente, desfila de Rolls Royce ao lado de Janja. Chegando no destino, Lula fará a subida da rampa e receberá a faixa presidencial.

Foto: Estadão Conteúdo

Bolsonaro estará?

A presença do atual presidente, Jair Bolsonaro, ainda é dúvida. Pela tradição, é ele quem entregaria a faixa presidencial para Lula. Bolsonaro, porém, já indicou que não deve participar da posse. Nesse caso, o vice-presidente, Hamilton Mourão, poderia exercer essa tarefa.

Foto: Renato Pizzutto/Band

Líderes mundiais

Já tendo recebido a faixa, Lula segue para o Palácio do Itamaraty onde irá se reunir com líderes mundiais que estarão no Brasil para prestigiar o novo presidente. Mais de 20 chefes de Estado, como a nova presidente do Peru, confirmaram presença.

Foto: Reuters

Segurança

A segurança é uma das preocupações para a ocasião. O esquema, entretanto, não será diferente do disponibilizado para Lula durante as eleições presidenciais. Janja minimizou preocupações e disse que seguirá o protocolo necessário: "A preocupação com segurança é a que sempre tem, a que envolve um presidente da República".

Foto: Reuters

Tensão

Após um explosivo ser encontrado próximo ao aeroporto de Brasília, e as investigações chegarem até um bolsonarista, a segurança se tornou mais preocupante do que já costuma a ser.

Foto: Estadão Conteúdo

Porte de arma suspenso

O futuro-ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que apoiadores podem vir tranquilamente até a posse; ainda assim, ele solicitou a suspensão temporária do porte de armas no DF, pedido que foi atendido por Alexandre de Moraes.

Foto: Estadão Conteúdo

Acompanhe no Terra 🌎

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais

Foto: Estadão Conteúdo