Vulcão volta a agir na Islândia: País é Terra do Fogo e do Gelo
Foto: Divulgação Public Safety Department of the National Police
Um vulcão que fica na península de Reykjanes, a 30 km de distância da capital da Islândia, Reykjavik, entrou em erupção na noite de 20/11. Foi a décima erupção em três anos, segundo o escritório de meteorologia do país.
Foto: Divulgação Public Safety Department of the National Police
As autoridades identificaram que havia acúmulo de magma no subsolo e divulgaram um alerta. Adormecidos por 800 anos, os sistemas geológicos da área voltaram à atividade em 2021.
Foto: Reprodução de vídeo
Desde então, vulcões têm entrado em erupção com cerca frequência na região. Os moradores recebem os avisos a partir do monitoramento feito permanentemente pelas autoridades.
Foto: Reprodução de vídeo
A Islândia fica numa falha entre as placas tectônicas Eurasiana e Norte-Americana. Por isso o país tem forte potencial sísmico com gêiseres, fontes termais e dezenas de vulcões.
Foto: Ævar Arnfjörð Bjarmaso wikimedia commons
A Islândia é um dos países mais vulcânicos do mundo. Inclusive existe uma pequena cidade onde já houve 1.400 tremores assustadores em apenas 24 horas.
Foto: Imagem de Rebecca L por Pixabay
Em março de 2024, o vulcão na pequena cidade de Grindavik, a 50 km da capital, entrou em erupção após cerca de 80 tremores. Uma fissura de 3 km se abriu para a lava. Mais uma vez, moradores tiveram que sair às pressas da cidade, sob estado de emergência.
Foto: Divulgação Public Safety Department of the National Police
Após a primeira erupção em Grindavik, os cerca de 4 mil moradores precisaram escapar da cidade. A maioria se abrigou com parentes em outros municípios e 70 pessoas foram para centros de evacuação, segundo a Reuters. A brasileira Jéssica Costa, que mora na região, falou na ocasião com a imprensa. "Os tremores estavam muito fortes. A evacuação foi imediata", contou.
Foto: Imagem de Paul Bates por Pixabay
Segundo o órgão oficial de meteorologia da Islândia (Icelandic Meteorological Office), todos os sistemas de monitoramento são acompanhados de perto em tempo real, em busca de quaisquer indicações de mudanças repentinas
Foto: Divulgação/Sabrina Chinellato
O estudo das lavas dos vulcões na Islândia mostrou que existe um acúmulo de magma numa câmara logo abaixo da superfície e que a entrada de água, dióxido de carbono e outros gases causou a pressão necessária para romper a superfície e espalhar a lava.
Foto: United States Geological Survey - Wikimédia Commons
A Islândia fica em cima de uma placa tectônica que se divide, afastando a América do Norte e a Eurásia ao longo da linha da Dorsal Mesoatlântica. Dessa forma, o país é o lar de 32 vulcões. O país é conhecido como "terra do fogo e do gelo". Só que por oito séculos o sistema ficou inativo. Seu retorno foi uma surpresa para a população.
Foto: Wikimedia Commons/Dickelbers
A previsão dos cientistas é de que as erupções agora persistam por séculos. Com isso, a Islândia vem atraindo geólogos e vulcanologistas que querem estudar a região.
Foto: pixabay
Além disso, a atividade dos vulcões é atrativo para turistas. Em 2023, a fotógrafa e guia Sabrina Chinellato, de Juiz de Fora (MG) , divulgou fotos do vulcão Litli Hrútur, a 30 km da capital. Ela viu do aeroporto: "Muito bonito", exclamou.
Foto: Divulgação / Sabrina Chinellato
O país foi o lugar escolhido para o aniversário de 30 anos da cantora Anitta, que postou registros da viagem, encantada com a beleza do lugar. "Quando você pensa que suas férias não podem ser melhores", ela disse.
Foto: Reprodução Instagram
A Islândia é formado apenas por ilhas. São cerca de 40, sendo a grande maioria desabitada. A principal ilha tem o mesmo nome e conta com cerca de 97% da população islandesa.
Foto: visiticeland.com
A Islândia tem cerca de 350 mil habitantes, sendo cerca de 330 mil moradores da ilha de mesmo nome. Depois, a segunda mais populosa é a ilha de Heimaey, com cerca de 5 mil moradores.
Foto: Imagem de Michelle Raponi por Pixabay
A Islândia fica entre os oceanos Atlântico e Ártico. O país fica ainda entre a Europa e a Groenlândia. Esta última, curiosamente, pertence à Dinamarca, embora fique na América do Norte.
Foto: Reprodução Instagram
A Islândia fica a cerca de 300 km da Groenlândia, 400 km das Ilhas Faroé, 800 km da Escócia e 1.000 km da Noruega. A cidade mais populosa é também a maior cidade em extensão territorial, além de capital: Reykjavík (Reiquiavique, em português).
Foto: Guide to Iceland
Reiquiavique tem 274 km² e cerca de 130 mil habitantes (220 mil em sua Região Metropolitana). Já a Islândia possui 102.775 km². O país está entre os mais ricos, desenvolvidos e verdes do mundo.
Foto: Marika Bellavance Unsplash
Outro fator importante é a segurança, sendo um dos lugares mais seguros do mundo, bem como os demais dos países nórdicos: Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, além das regiões autónomas das Ilhas Faroé, arquipélago da Åland e Groenlândia.
Foto: Reprodução Instagram
Além dos vulcões, outro fator recente impulsionou o turismo a Islândia nos últimos anos. O local foi bastante procurado na época da Copa do Mundo de2018, por conta do carisma da seleção masculina de futebol.
Foto: Guide to Iceland
A principal atração turística da Islândia é a neve. Os visitantes se planejam para viajar principalmente no inverno local para usufruir ao máximo de uma natureza gelada. O nome do país, em inglês, é ilha de gelo (Iceland).
Foto: Lydur Skulason/Wikimedia commons
Na Islândia, é possível ver lagos e cavernas de gelo,além de muitas baleias em torno da ilha. O país também é rico em SPAs e parques aquáticos com águas termais.
Foto: visiticeland.com
Outra atração do país é poder ver a Aurora Boreal, principalmente entre outubro e março. Este é um fenômeno natural caracterizado pela formação de luzes coloridas no céu.
Foto: britannica.com
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação Public Safety Department of the National Police