Encontro com a espécie
O tubarão-da-groenlândia vive em águas extremamente frias e profundas, o que causa uma grande dificuldade de ser encontrado para ser estudado. Da última vez, o encontro improvável aconteceu durante uma expedição em que os cientistas trabalhavam na marcação de tubarões-tigre e encontraram a experiente espécie por acaso.
Foto: Foto:Istock
Cálculo de vida
Diferentemente de outras espécies de tubarões que utilizam anéis de crescimento nas vértebras para determinar a idade, o tubarão-da-groenlândia não apresenta esses anéis em suas vértebras macias.
Foto: Foto:Istock
Análise
A idade do animal é avaliada por meio da análise das camadas do cristalino do olho, que cresce de forma contínua ao longo de sua vida, e pela datação por radiocarbono do tecido interno.
Foto: Foto: Istock
Diferenciação
A espécie é fácil de ser identificada por se destacar de outros tubarões no oceano. Ele apresenta um corpo cilíndrico, olhos pequenos, focinho arredondado e ausência de nadadeira anal e pode atingir até sete metros de comprimento e pesar 1,5.
Foto: Foto: Istock
Nomes de conhecimento público
O tubarão-da-groenlândia também é conhecido como tubarão-boreal.
Foto: Foto:Istock
Nome científico
O nome científico “Somniosus Microcephalus” significa “Sonolento de Cabeça Pequena” e evidencia sua lentidão.
Foto: Foto: Istock
Terra Planeta
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Foto: Gettyimagens