Atitude sustentável: como fazer reparos em móveis para durarem mais

Fazer consertos em vez de comprar coisas novas ajuda o planeta

Foto:

Vivemos na cultura do consumo e do descarte. Móveis e objetos para casa estão sendo produzidos, cada vez mais, com materiais de baixa qualidade e acabamentos feitos para não durar. Isso gera uma produção exacerbada e, consequentemente, um montante cada vez maior de entulho que, muitas vezes, não podem ser reciclados e demoram centenas de anos para se decompor.

Foto:

Realizar consertos nos seus móveis pode ajudar o planeta de diversas maneiras:

  • Redução de resíduos
  • Conservação de recursos naturais
  • Redução de emissões de gases do efeito estufa
  • Economia circular
  • Consumo consciente
  • Impacto social positivo

Foto:

Como consertar meus móveis?

Conversamos com o curador e restaurador Paul Solórzano, da Nhawpa, que deu dicas fáceis para fazer com que seus móveis durem mais tempo.

Foto:

Sujeira impregnada

"Se seu móvel está engordurado e sujo, dá para passar palha de aço número 0 e depois uma camada de óleo mineral ou Olio Per Mobili (um produto específico que pode ser encontrado na internet)", diz Paul Solórzano.

Foto:

Cadeira bamba

É normal que, com os anos, as cadeiras comecem a ficar bambas, já que a cola tem data de validade e fica com aspecto vidrificado. "Nunca coloque prego em um móvel de encaixe. O recomendado é desmontar e colar novamente", explica.

Foto:

Folha soltando

Tem algum tampo de mesa, escrivaninha ou armário que está com a folha levantando? O restaurador recomenda colar os pequenos rasgos com cola instantânea.

Foto:

Manutenção

"É muito importante fazer a manutenção para manter a beleza dos seus móveis. A cada dois anos, você pode usar uma cera de abelha para hidratar a madeira", diz Solórzano.

Foto:

Enjoou?

"Se você cansou do aspecto do seu guarda-roupa, cômoda ou algum móvel que tenha gaveta, mudar os puxadores seria uma boa opção para modernizar a peça", recomenda o restaurador.

Foto:

Comprar móveis e objetos ajuda o planeta

Saiba como garimpar bons achados que podem ganhar vida nova na decoração de casa

Foto: