Chico Mendes, Greta e mais: quem são os maiores ambientalistas da história

Eles são referência no tema

Foto: Comitê Chico Mendes/ Divulgação

Chico Mendes

Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes, foi um sindicalista, líder seringueiro e ambientalista de Xapuri, no Acre. Ele lutou pela conservação ambiental, pela reforma agrária e fundou reservas extrativistas sustentáveis.

Foto: Agência Acre

Morte e legado de Chico

Seu ativismo lhe rendeu inimizades e, em 22 de dezembro de 1988, ele foi assassinado. Em 2004, foi reconhecido Herói da Pátria; já em 2013, Patrono Nacional do Meio Ambiente. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), que leva seu nome, é um dos principais órgãos de proteção ambiental do Brasil.

Foto: Arquivo Memorial Chico Mendes

Rachel Louise

Natural da Pensilvânia, EUA, tornou-se uma figura crucial no movimento ambientalista moderno com seu livro 'Primavera Silenciosa' (1962). A obra pioneira aborda os danos causados pelos pesticidas sintéticos à natureza e à saúde humana, em especial o DDT. Ela defendeu uso mais controlado dessas substâncias.

Foto: Reprodução/Green Mountain Club

Referência mundial

Rachel morreu em 1964, aos 56 anos, devido a câncer de mama. Seu legado, no entanto, perdura: em 1973, foi incluída no National Women's Hall of Fame e, em 1980, recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade.

Foto: Reprodução/Unicentro

Robert Bullard

Por 40 anos, o sociólogo argumentou que danos ambientais afetam de forma desproporcional as comunidades negras nos Estados Unidos. Sua pesquisa revelou padrões de injustiça ambiental que colocam o fardo da degradação e poluição sobre esses grupos. Com a mudança climática, eles também sofrem os piores efeitos de desastres, como furacões e incêndios florestais.

Foto: Reprodução/Instagram

Reconhecimento a Bullard

Bullard foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na categoria Realizações em Vida, por seu compromisso com a justiça ambiental. O prêmio faz parte da maior honraria ambiental do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Foto: Reprodução/Instagram

Jane Goodall

Pioneira no estudo dos chimpanzés, Jane Goodall é uma renomada especialista britânica que dedicou 55 anos ao estudo desses primatas no Parque Nacional do Córrego de Gombe, na Tanzânia. Hoje com 90 anos, ela continua ativa na causa animal.

Foto: Reprodução/Instagram

Instituto de Jane

O Instituto Jane Goodall trabalha com pesquisadores de todo o mundo para promover uma convivência harmoniosa entre o desenvolvimento humano e a proteção ambiental.

Foto: Reprodução/Instagram

David Attenborough

O naturalista David Attenborough, de 98 anos, é uma das vozes mais reconhecidas na promoção da conscientização sobre a importância do mundo natural. Ele é amplamente elogiado pelas produções de programas de televisão e documentários que exploram a vida na Terra.

Foto: Reprodução/Instagram

Documentários de David

Com décadas de trabalho na BBC, começou sua carreira em 1954, popularizando imagens de animais raros. Em 1979, ele criou 'Life on Earth', assistido por 500 milhões de pessoas, mostrando a vida em habitats naturais. Recentemente, Attenborough narrou documentários sobre mudanças climáticas e lançou "David Attenborough e Nosso Planeta" na Netflix.

Foto: Reprodução/Instagram

Greta Thunberg

A jovem sueca de 21 anos é uma conhecida ativista ambiental que defende ações contra as mudanças climáticas. Sua notoriedade começou em 2011, quando, aos oito anos, iniciou protestos diante do Parlamento do país, exigindo ações políticas em defesa do meio ambiente.

Foto: Reprodução/Instagram

Greta e influência a jovens

Seus protestos inspiraram milhares de jovens ao redor do mundo a se manifestarem em seus próprios países. Greta rapidamente se tornou uma figura internacional, participando de eventos importantes, como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e a COP24

Foto: Reprodução/Instagram

Terra Planeta 🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Reprodução/Instagram