Os chamados produtos sociais são um modelo que empresta a força de uma marca para ONGs, institutos e projetos. Geralmente você compra algo e uma parte do valor é doado.
Foto: Canva
Mas como saber se realmente estou colaborando com uma causa?
A seguir, mostramos o “checklist” de um bom produto social, de acordo com o Instituto Mol, uma organização da sociedade civil fundada para incentivar a cultura de doação no Brasil.
Foto: Canva
Informações claras
Na comunicação da marca, da embalagem, das redes sociais ou da loja, você vai poder ver claramente a informação de que o produto tem algum impacto positivo, como “compre e faça o bem”, por exemplo.
Foto: Canva
Quanto é doado
O quanto é revertido para a causa também deve estar claro na comunicação. Geralmente é indicado como “20% do lucro doado para ____”.
Foto: Canva
Para onde vai
A causa e as organizações que estão sendo beneficiadas pela doação devem ser bem informadas pela empresa.
Foto: Canva
Canal aberto
O consumidor precisa ter um canal de fácil acesso para tirar dúvidas sobre o produto ou sobre a ação.
Foto: Canva
Resultados
Comunicar os resultados da ação também demonstram transparência.
Foto: Canva
O produto em si
Para Marcus Nakagawa, professor e coordenador do Centro de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS) da ESPM, é importante analisar se o produto em si também tem impacto positivo social ou ambiental: “Seja no material, no propósito, na concepção ou na produção do produto ou do serviço”.
Foto: Canva
Quem está vendendo
“É preciso analisar se empresa envolvida tem preocupação com ESG e se não tem fornecedores duvidosos que utilizem mão de obra infantil ou análoga à escravidão, por exemplo”, diz Nakagawa.
Foto: Canva
Informe-se
Por fim, vale se aprofundar no assunto acompanhando notícias, profissionais e influenciadores que sejam especialistas na área de impacto socioambiental para poder formar senso crítico.
Foto: Canva
Guia classifica transparência de empresas que revertem lucro para causas
Dá para ajudar ONGs comprando produtos sociais, mas como saber se é confiável? Guia MOL avalia comunicação e cria ranking de transparência
Foto: Canva