Possibilidades sustentáveis
A criadora de conteúdo da Casa Sem Lixo e empreendedora de impacto ambiental, Nicole Berndt, dá dicas de como celebrar as festas de final de ano produzindo pouco lixo e da forma “mais sustentável possível”.
Foto: Canva
Priorize as pessoas
A primeira dica é fazer uma festa priorizando as pessoas que estarão nela e não a comida ou a decoração. “A presença das pessoas é que deve ser o centro do evento para ter uma festa significativa” diz Nicole.
Foto: Canva
Não aos descartáveis
Evitar os descartáveis, de qualquer material, é a segunda dica da empreendedora para uma festa sem lixo. “Esses itens, especialmente quando são referentes à comida como, por exemplo, copinhos, pratinhos, talheres, dificilmente serão lavados. Isso dificulta com que sejam reciclados depois”.
Foto: Canva
Guardanapos de tecido
“Eu adoro guardanapo de tecido, mas dependendo do tamanho da festa fica mais complicado lavar tudo. Pelo menos os de papel podem ser compostados”, afirma Nicole.
Foto: Canva
Redução de danos
Se não for possível lavar copos, pratos e talheres, uma boa saída pode ser apostar em descartáveis que tenham um tempo de decomposição mais curto, como os utensílios feitos de papel, bambu, de folha de bananeira, de mandioca etc.
Foto: Canva
Cuidado com exageros
“Normalmente a gente abusa na quantidade de comida e acaba sobrando muita coisa. Se isso acontece na sua família, o ideal seria organizar com antecedência para os convidados levarem potes. Assim, tudo é distribuído e nada é desperdiçado”.
Foto: Canva
Compartilhe os excedentes
Sobrou comida da ceia? Uma outra dica é compartilhar um pouco com pessoas em situação de vulnerabilidade e com poucas condições financeiras. Organize em potes e distribua.
Foto: Canva
Bebidas
Comprar as bebidas em embalagens com volumes maiores é uma alternativa para ter menos lixo. “Por exemplo, vale mais a pena comprar um suco de cinco litros do que várias embalagens menores. Outra boa opção é alugar uma chopeira ou, então, comprar garrafas retornáveis em um bar”.
Foto: Canva
Na hora de decorar
Para a decoração, a sugestão é reutilizar os enfeites de anos anteriores. “Evite comprar coisas novas, a não ser que sejam coisas que você vai usar por muitos e muitos anos. Eu adoro decoração com coisas naturais, folhas, flores que a gente consegue coletar”, fala Nicole.
Foto: Canva
Celebrando em lugares públicos
Para quem vai comemorar a virada na praia ou outros lugares públicos, leve seus próprios copos de casa para fazer os brindes e não se esqueça de voltar para casa com todo o lixo. “Não deixe pelo caminho, não coloque em lixeiras na rua, porque dificilmente serão recicladas”, aconselha.
Foto: Canva
Lata ou garrafa
Pensando em sustentabilidade, qual embalagem de cerveja é a melhor opção para as festas de fim de ano?
Foto: Canva